1 - Leia o trecho da reportagem:
Medo do comunismo nos EUA: os professores perseguidos e demitidos nos anos 50 sob a suspeita de serem ‘vermelhos’
[...] Assim começa o livreto 100 coisas que você deveria saber sobre o comunismo e a educação, editado
nos Estados Unidos, em 1948, pelo Comitê de Atividades Contra-Americanas, da U.S. House of Representatives - a Câmara dos Deputados americana. O material fazia parte de uma campanha de oposição a comunistas ou supostos comunistas dentro dos Estados Unidos, articulada pela direita americana,que durou cerca de uma década, entre os anos 40 e 50.
Os professores estavam entre os alvos principais, por exercerem uma atividade vista como potencialmente perigosa - a “doutrinação” das novas gerações americanas. Foram interrogados em comitês de investigação perante o Congresso, incluídos em “listas negras” de banimento e demitidos sob acusação de serem “vermelhos”.
A política estadunidense de perseguição aos considerados subversivos, comunistas ou antiamericanos é denominada como:
A) Détente. B) OTAN. C) Macarthismo. D) Guerra Fria.
Respostas
Resposta:
C) Macarthismo.
Explicação:
A política estadunidense de perseguição aos considerados subversivos, comunistas ou antiamericanos é denominada como Macarthismo, e por isso a alternativa correta é a letra C.
O Macarthismo foi um período que durou durante a década de 1950 nos Estados Unidos da América, que consistia na acusação de que alguém fosse subversivo ou tivesse realizado uma traição. Esse período é chamado de segunda ameaça vermelha, numa referência ao comunismo. Ou seja, vários indivíduos eram chamados de comunistas.
Esses indivíduos que eram denominados comunistas eram perseguidos pelo governo. Todo esse movimento foi iniciado pelo senador estadunidense Joseph Raymond MacCarthy, e por isso o nome da política.
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/25306053