Um escândalo de grandes proporções que envolve a fabricante automobilística Volkswagen veio à tona. No dia 18 de setembro, o governo dos Estados Unidos acusou a marca de fraudar resultados em testes de poluentes em 500 mil veículos vendidos no país - entre eles, as versões TDI dos carros Golf, Jetta, Beetle e Audi A3, produzidas entre 2009 e 2015, além de Passats feitos entre 2014 e 2015.
Após o caso cair no noticiário e especulações começarem, a Volkswagen admitiu, no dia 22 de setembro, que 11 milhões de veículos movidos a diesel, em modelos de várias marcas pertencentes ao grupo, foram adulterados. O caso tem sido mencionado na mídia internacional como Dieselgate, em referência ao caso Watergate, grande escândalo da história política dos Estados Unidos.
(...) A Agência Ambiental dos Estados Unidos (EPA) concluiu que o software reconhece quando o veículo está sob inspeção técnica, muda o motor para o modo de economia e injeta produtos químicos para reduzir as emissões de gases tóxicos. Dessa forma, os resultados de vistorias apresentam emissões que se adequariam a normas. Mas, em condições normais de condução, a emissão seria até 40 vezes maior do que a lei dos EUA permite. A queima do diesel libera diversos gases poluentes na atmosfera, como monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros, responsáveis pela morte de milhares de pessoas anualmente.
Considerando que o caso citado fosse analisado e julgado por meio do Código de Ética do CONFEA, avalie qual item do Código os engenheiros responsáveis pelo projeto teriam transgredido:
A) A profissão é bem social da humanidade e o profissional é o agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores.
B) O profissional tem direito à recusa ou interrupção de trabalho, contrato, emprego, função ou tarefa quando julgar incompatível com sua titulação, capacidade ou dignidade pessoais.
C) O profissional tem direito à justa remuneração proporcional à sua capacidade e dedicação e aos graus de complexidade, risco, experiência e especialização requeridos por sua tarefa.
D) O profissional tem direito à liberdade de escolha de métodos, procedimentos e formas de expressão.
E) O profissional tem direito à exclusividade do ato de ofício a que se dedicar.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
A)
Explicação:
4. DOS PRINCÍPIOS ÉTICOS.
Art. 8º A prática da profissão é fundada nos seguintes princípios
éticos aos quais o profissional deve pautar sua conduta:
Do objetivo da profissão:
I - A profissão é bem social da humanidade e o profissional é o
agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores a preservação e o
desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás