Leia a m atéria a seguir, publicada no jornal O Globo.
Cientistas veem retrocessos no cenário das pesquisas
Levantamento expõe decepção com perda de apoio público
Renato Grandelle
Grande parte dos pesquisadores compartilha da mesma inquietação e lamenta o cenário nacional da ciência, duramente afetado pela crise financeira dos cofres públicos, que começou a se agravar em 2015. O otimismo vivido no início da década deu lugar a críticas e consternação. Com a crise econômica, os laboratórios brasileiros perderam força. Desde 2015, pesquisadores veteranos e cientistas iniciantes convivem com atrasos de pagamento, ameaças e cortes efetivos de verba. Esta realidade é observada tanto em órgãos federais, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), quanto estaduais, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).
Agora, analise a tabela a seguir.
Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas. I. De acordo com o infográfico, o Brasil é uma nação com alta relevância no ambiente acadêmico, já que está entre os dez primeiros no ranking de países com maiores números de publicações científicas. II. De acordo com o texto, a crise nos cofres públicos afetou duramente o cenário nacional da ciência, entretanto foram mantidos a integridade financeira dos pesquisadores e o subsídio de verbas para os laboratórios. III. Segundo o infográfico, a Austrália e o Brasil ocupam posições imediatamente subsequentes entre os países mais citados em outros trabalhos acadêmicos. IV. Os EUA, de acordo com o infográfico, são o país mais bem colocado no ranking de artigos que foram mais citados em outros trabalhos, o que evidencia sua credibilidade mundial na pesquisa científica. É correto somente o que se afirma em: a. I. b. II e III. c. III. d. III e IV. e. IV.
Respostas
Explicação:A resposta é a letra E = IV
eu acredito que a resposta seja esta pois fui sobre eliminação.
Sobre o texto e infográfico acerca da produção científica no mundo, a alternativa correta é: I, III e IV corretas.
I. Correto. O infográfico corrobora com a ideia de que o Brasil apresenta grande impacto na produção de Ciência, por estar presente entre os dez primeiros países no ranking internacional de publicações científicas.
II. Incorreto. A crise dos cofres públicos e falta de interesse do governo foi tão grande, que levou ao corte massivo de verba para funcionários e pesquisadores.
III. Correto. Mesmo com o corte, o Brasil ainda ocupa junto com a Austrália, os países que mais produzem ciência no mundo.
IV. Correto. Os EUA, principalmente por conta do investimento massivo em Ciência, ocupa o primeiro lugar no ranking de credibilidade mundial.