1- A palavra empirismo vem do grego empeiria, que significa experiência. Os empiristas, ao contrário dos racionalistas, enfatizam o papel da experiência no processo do conhecimento. Francis Bacon (1561-1626), influenciado pelo espírito da nova ciência, procurava não um saber contemplativo ou desinteressado, que não tivesse um fim em si, mas sim um saber instrumental, que possibilitasse a dominação da natureza. Sobre o texto acima, assinale a resposta incorreta.
a) O racionalismo propõe que o nosso conhecimento parte da razão, e os sentidos é que reforçam um conhecimento que no ser humano já é inato.
b) O empirismo parte da experiência para a construção de teses gerais sobre a realidade, para eles o homem nasce sem nenhum conhecimento e só pode conhecer o mundo através dos seus sentidos externos, a razão apenas organiza e ordena o que chega a nós do sentidos.
c) Apesar de ter concepções diferentes, tanto empirismo como racionalismo partem de um mesmo problema, a origem e a sustentação do conhecimento, ou seja, como o homem sabe que sabe.
d) Por não ser confiáveis e nem comprovados cientificamente nem empirismo nem racionalismo teve relevância para a filosofia, nem para a ciência.
2- Só há ciência onde a discussão é possível, e só pode haver discussão entre mim e outra pessoa na medida em que estou em condições de esclarecer, com suficiente exatidão, o significado das expressões que uso e meu interlocutor possam, também, explicar-me o significado das palavras por ele empregadas". (WOLFANG Stegmuller. A filosofia contemporânea. São Paulo: EPU/Edusp, 1977. P. 283.). De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta uma das características fundamentais do discurso científico.
a) Na ciência devem ser usadas expressões subjetivas, ou seja, de acordo com a opinião de quem formula a expressão.
b) As expressões usadas na ciência deve haver um entendimento entre as partes, estas expressões devem ser universais, portanto, todos envolvidos no debate devem compreender a linguagem usada.
c) Na ciência o debate é desnecessário, afinal por ser experimental o que importa é a experiência e a pesquisa sendo posta em prática.
d) O debate científico deve ocorrer em nível do senso comum, assim todas as pessoas poderão ter acesso a ele.
Respostas
respondido por:
0
1°)letra -c
2°)letra-d
respondido por:
0
Explicação:
Resposta: Letra C Na ciência o debate é desnecessário...
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás