"Animais hibernantes dependem da gordura armazenada para obter energia durante a hibernação, em períodos migratórios e em outras situações envolvendo ajustes metabólicos radicais. De acordo com estudos, um dos ajustes mais pronunciados do metabolismo de gorduras ocorre nos ursos-pardos em hibernação. Esses animais conseguem manter a temperatura corporal entre 32 a 35ºC, próximo ao nível normal (não hibernando). Embora gaste aproximadamente 25.000 kJ/dia (6.000 kcal/dia), o urso em hibernação utiliza a gordura corporal como seu único combustível. A oxidação das gorduras produz energia suficiente para manter a temperatura corporal, a síntese ativa de aminoácidos e proteínas e outras atividades que requerem energia, como transporte de membrana. A oxidação de gorduras também libera grandes quantidades de água, que repõem a água perdida na respiração. O glicerol liberado pela degradação dos triacilgliceróis é convertido em glicose sanguínea pela gliconeogênese. A ureia formada durante a degradação de aminoácidos é reabsorvida nos rins e reciclada, os grupos aminos são reutilizados para produzir novos aminoácidos para manter as proteínas corporais."
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
I - é Falso pag 159 do livro do Biologia e Bioquimica Humana da UniCesumar
II- é verdadeiro pag 159 e 160 do livro de Biologia e Bioquimica Humana da UniCesumar
Sobre os animais hibernantes dependerem da gordura armazenada para obter energia durante a hibernação:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Tenha em mente que quando falamos da movimentação das moléculas depositadas de triacilgliceróis, que ficam nas células adiposas, dizemos que o início é possibilitado por conta da presença da ação da enzima lipase.
A lipase inicia por clivar a molécula, de forma a liberar tanto o glicerol, quanto os ácidos graxos, que em seguida serão degradados.
Lembre-se de que os tecidos do corpo usam as reservas energéticas lipídicas que ficam guardadas no tecido adiposo.
Para consumir essa energia armazenada, é necessário que ocorra a degradação dos triacilgliceróis a ácidos graxos e glicerol e no fígado a quinase é convertida em glicerol 3-fosfato e transformado em diidroxiacetona fosfato.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/2341938