A escritora inglesa Agatha Christie (1890-1976) foi responsável pela criação de "Hercule Poirot", um detetive belga que aparece em 33 de suas obras e tornou-se um dos mais célebres da ficção policial. A produção literária da autora, que envolve mais de 90 obras, é celebrada pela crítica e também pelo público. Não por acaso, Agatha Christie foi considerada a maior escritora policial de todos os tempos. Sobre os textos da autora, é correto dizer que Alternativas Alternativa 1: as histórias são sempre curtas e que não apresentam relações - intertextuais ou de qualquer natureza - umas com as outras Alternativa 2: os enredos estão sempre ligados à ficção científica, ao culto às máquinas e ao universo tecnológico ou futurista Alternativa 3: as personagens apresentadas estão sempre em contato com o universo onírico, fantasioso, surreal, metafísico e sobrenatural Alternativa 4: as narrativas flertam com características da literatura catequética, pragmática ou utilitária por meio da valorização da fé católica Alternativa 5: o papel designado às mulheres nas obras da autora revela, por vezes, uma ruptura com a figura femina representada pela literatura tradicional
Respostas
Resposta:
Alternativa 5:
o papel designado às mulheres nas obras da autora revela, por vezes, uma ruptura com a figura feminina representada pela literatura tradicional
Explicação:
Agatha Christie foi responsável por uma mudança no papel feminino em relação à literatura tradicional. Logo, a alternativa 5 está correta.
Literariamente, é difícil ver Agatha Christie no rol dos maiores escritores da história. Suas estórias policiais, contudo, são bússola para o sub-gênero que vem se desenvolvendo com força cada vez maior desde os contos de Arhtur Conan Doyle.
A pergunta foca não na ficção policial da autora, muito bem-sucedida, mas no fato que Agatha Christie brinca com o papel da mulher em seus contos de investigação: usando de Hercule Poirot, principal detetive de muitas de suas estórias, Christie cria uma abertura para retratar a mulher nas mais diversas situações.
Ampliou-se, assim, o alcance social, emocional e dramático das mulheres. Em um conto como O Assassinato no Expresso do Oriente, fica claro a diversidade de atitudes e temperamentos entre as mulheres - algo que influencia até hoje os contos que possuem este objetivo.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/49550233