• Matéria: Biologia
  • Autor: jessikards
  • Perguntado 3 anos atrás

A α-queratina é uma proteína fibrosa adaptada a função estrutural e desenvolvida para força. Ela está presente apenas nas células de mamíferos constituindo os cabelos, unhas, garras, penas, chifres, cascos e grande parte da epiderme. Alguns procedimentos capilares, tais como texturização capilar, alteram a estrutura desta proteína de modo a modificarem a forma dos cabelos. No procedimento da ondulação permanente, os cabelos são expostos inicialmente ao calor úmido, ocorrendo a desnaturação proteica por meio do rompimento das interações fracas das α-queratinas, na qual é completamente estendida. Após isso, os cabelos são modelados e é aplicado neles um agente redutor que promove o rompimento das ligações de dissulfeto. Depois de um tempo, o agente redutor é removido e é adicionado o agente oxidante, que promove novas ligações dissulfeto. Por fim, o cabelo é lavado e resfriado e a α-queratina retorna a sua conformação nativa, mas na forma desejada, resultante das novas ligações de dissulfeto que ocorreram.

NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, p. 127, 2014 (adaptado).
​KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019..

Considerando o assunto exposto no texto e os conhecimentos acerca das proteínas, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
As proteínas são polímeros de aminoácidos, os quais são unidos por ligações iônicas fracas, denominadas interações peptídicas.

Alternativa 2:
A sequência linear dos aminoácidos mantida por ligações covalentes, denominadas ligações peptídicas, é denominada estrutura primária.

Alternativa 3:
Estrutura terciária é resultante da interação entre duas ou mais cadeias polipeptídicas, já a estrutura quaternária, é formada pelas interações entre os aminoácidos distantes da cadeia linear, resultando nas dobras da estrutura primária e sua conformação nativa.

Alternativa 4:
A diversidade das proteínas é decorrente da sequência e do tipo de carboidratos que as constituem. Sendo que as interações entre os monômeros de carboidratos, originam os arranjos a-hélice e folha ß-pregueada.

Alternativa 5:
Alterações físicas e químicas nos ambientes biológicos, tais como altas temperaturas, alteração no pH e adição de detergentes, não podem interferir nas estruturas mantidas pelas interações fortes e fracas, sendo rompidas unicamente por enzimas.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

A sequência linear de aminoácidos determina sua estrutura primária, de forma que compreende as ligações peptídicas, formadas por ligações covalentes, que implicará na formação das outras estruturas (Alternativa 2).

As proteínas representa macromoléculas formadas por muitos aminoácidos, os quais são formados por ligações peptídicas. Estas ligações peptídicas representam ligações covalentes, as quais representam a estrutura primária das proteínas, por sequências lineares, que determinarão o tipo e classificação de proteínas.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/23255713

Anexos:
Perguntas similares