O estresse crônico contribui para uma pobre qualidade de vida e aumento do risco de diversas doenças, como coronarianas, hipertensão e baixa do sistema imunológico. A identificação de estressores no trabalho corresponde a um dos grandes agentes de mudança, uma vez que desenvolvidas as possíveis soluções para minimizar seus efeitos, estas podem tornar o cotidiano do enfermeiro mais produtivo, menos desgastante e, possivelmente, valorizá-lo mais como ser humano e profissional. Em relação ao estresse para os trabalhadores de enfermagem, assinale as alternativas corretas: I- Distúrbios gastrointestinais, pressão alta, enxaquecas, tonturas, falta de concentração, desorientação, depressão, irritabilidade são sintomas de estresse. II- O estresse no trabalho pode ocasionar baixo rendimento, alterações físicas, baixa produtividade e pouco crescimento profissional. III- A falta de clareza quanto às responsabilidades e quanto às atividades e tarefas a serem desempenhadas pouco tem relação com o nível de estresse dos funcionários. Assinale as assertivas corretas: a. Somente I. b. Somente II. c. Somente III. d. I e II. e. II e III.
Respostas
Resposta:
I, II
Explicação:
na opção III diz: "A falta de clareza quanto às responsabilidades e quanto às atividades e tarefas a serem desempenhadas pouco tem relação com o nível de estresse dos funcionários", com isso é falso, tudo que envolve atenção, cuidados e responsabilidade se relaciona com estresse.
Em relação ao estresse para os trabalhadores de Enfermagem, as alternativas corretas são I e II. Letra D.
Estresse para os Trabalhadores de Enfermagem
Os trabalhadores da área de Enfermagem executam suas atribuições geralmente em ambientes cercados de muita tensão, como pronto socorros, hospitais, clínicas, o que certamente desgastando a saúde dos profissionais e gerando muito estresse em seu ambiente de trabalho.
Os principais sintomas que acometem os trabalhadores de Enfermagem, por conta do estresse vivido diariamente, são distúrbios gastrointestinais, pressão alta, enxaquecas, tonturas, falta de concentração, desorientação, depressão, irritabilidade, dentre outros.
E não se resume apenas nos exemplos acima, o estresse neste tipo de trabalho muitas vezes é responsável por ocasionar baixo rendimento, alterações físicas, baixa produtividade no cumprimento das atribuições, o que resulta em pouco crescimento profissional.
Outro fator que muito tem relação com o nível de estresse dos funcionários é a falta de clareza quanto às responsabilidades e quanto às atividades e tarefas a serem desempenhadas.
Sendo assim, os gestores devem ter atenção em criar formas de valorizar, reconhecer e cuidar da saúde física e mental dos trabalhadores de Enfermagem, evitando assim, os transtornos descritos nas linhas acima.
Mais informações sobre estresse podem ser encontradas neste link: https://brainly.com.br/tarefa/52757913#:~:text=Resposta%20verificada%20por%20especialistas&text=O%20estresse%20atinge%20a%20todos,maior%20(III%2C%20apenas).
#SPJ2