1. Interesse público e interesse privado No Brasil, pode dizer-se que só excepcionalmente tivemos um sistema administrativo e um corpo de fun cionários puramente dedicados a interesses objetivos e fundados nesses interesses. Ao contrário, é possível acompanhar, ao longo de nossa história, o predomínio constante das vontades particulares que encontram seu ambiente próprio em círculos fechados e pouco acessíveis a uma ordenação impessoal.
(HOLANDA, Raízes do Brasil, p. 159 e 160.)
Dependendo do uso que se faz do poder político, podemos distinguir a ação política voltada ao interesse público e a ação política voltada aos interesses particulares ou privados. Pesquise o que é interesse público e interesse particular. Depois, reflita sobre que tipo de ação política é, em sua opinião, mais dominante na prática social brasileira e por quê. Qual é a posição do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) a esse respeito, contida no texto acima? Por último, debata sobre esse tema com colegas, ilustrando sua argumentação com exemplos.
Respostas
respondido por:
8
A ação política que beneficia os políticos e grandes empresários, ou seja, que dialogam com os interesses neoliberalistas, deixando de lado as camadas menos favorecidas.
Sergio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil, apresenta uma aversão ao trabalho manual e mecânico e a responsabilidade pela exploração indiscriminada da colônia ao invés da preferência pelo seu desenvolvimento, que se ambientam dentro do público, partindo da modernização das relações econômicas dando vida a novas formas de trabalho, gerado pelo espaço privado.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás