Respostas
Resposta:
História do saneamento básico e tratamento de água e esgotoEOS Consultores
BLOG, SANEAMENTO BÁSICO
CONHEÇA A HISTÓRIA DO SANEAMENTO BÁSICO E TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO
Postado em: 16/06/2017
Última modificação: 01/02/2019
Tempo de leitura: 9 minutos
Sabemos que o saneamento básico e tratamento de água e esgoto são práticas de extrema importância. Tanto para saúde e bem-estar da humanidade quanto para um país ser considerado desenvolvido.
*Texto adaptado de Rodrigo Barros
Saneamento é um conjunto de medidas que objetivam preservar ou modificar o meio ambiente para prevenir doenças e semear saúde. Ele melhora a qualidade de vida dos cidadãos, a produtividade do indivíduo e otimiza a atividade econômica.
No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e pela Lei nº. 11.445/2007.
É definido como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.
Entretanto, temos registros de que os serviços de saneamento já eram praticados há muitos anos atrás.
A HISTÓRIA DO SANEAMENTO BÁSICO E TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO
Idade Antiga
Na antiguidade, o homem aprendeu que a água suja e o acúmulo de lixo disseminam doenças. Assim, era preciso desenvolver algumas técnicas para obter água limpa e livrar-se dos resíduos. Foi assim que se deu início a ideia de saneamento básico.
“Sanear” é uma palavra que vem do latim e significa tornar saudável, higienizar e limpar. No século V d.C., o homem desenvolveu algumas técnicas importantes como irrigação, construção de diques e canalizações superficiais e subterrâneas. Com isso, também surgiram medidas sanitárias.
Como exemplo, o tratado de Hipócrates “Ares, Águas e Lugares” instruiu aos médicos a ligação entre o ambiente e a saúde. Grandes nomes da época se engajaram e realmente se preocuparam com a qualidade da água e as medidas sanitárias.
Cada região desenvolvia suas técnicas, por exemplo:
Na grande Roma, as ruas com encanamentos serviam de fonte pública e, com o intuito de prevenir doenças, separava a água para consumo da população.
Na Grécia antiga, havia-se o costume de enterrar as fezes ou deslocarem para um local bem distante de suas residências.
Os sumérios originaram a construção de sistema de irrigação de terraços.
O Egito iniciou o controle do fluxo de água do rio Nilo. Projetava os níveis de água durante os períodos do ano através do sistema de irrigação, construção de diques e utilização de tubos de cobre para o palácio do faraó Keóps.