Respostas
Parte integrante do cotidiano da população brasileira, o pagamento de impostos é uma das principais formas do Estado de arrecadar recursos para desenvolver políticas públicas e realizar investimentos na sociedade. A partir dos valores arrecadados, se torna possível o financiamento de ações em áreas como saúde, educação, cultura, segurança e outras. Dessa forma, compreender a importância de se pagar impostos contribui para a criação de uma consciência cidadã.
Tal pensamento é defendido por Marcelo Lettieri, Diretor Técnico do Instituto Justiça Fiscal. Para ele, uma das questões fundamentais para apresentar à população a importância de pagar impostos é investir na compreensão da função social desempenhada por esse ato. Lettieri exemplifica: atração de investimento de empresas em uma cidade, criação de obras e equipamentos públicos que dão retorno direto à população são práticas decorrentes da cobrança de impostos no Brasil. Os gastos dessa arrecadação no orçamento de políticas públicas está presente na Constituição Federal de 1988.
“O grande desafio é fazer as pessoas compreenderem a importância do Estado e do pagamento de impostos. É fazer com que elas vejam, efetivamente, o retorno que o pagamento lhes dá. Então, quando você não vê esse retorno, quando você acha que os governantes não estão aplicando de forma correta aquilo que você paga, há esse sentimento de pagamento indevido”, explica Lettieri.
Em meio ao combate à pandemia da Covid-19, o diretor comenta que o papel do Estado voltou a ser objeto de discussão, pois, somente a partir de um contexto de bem-estar social forte, é possível enfrentar o desafio atual. Por conta do excesso de gastos decorrentes dos investimentos em saúde, Lettieri reflete que o momento é de endividamento público, mas que, por enquanto, uma elevação nos tributos não é viável.