Respostas
Resposta:
Explicação:
Em 433 a.C., um decreto de Calias determinou que Péricles e seus filhos eram responsáveis pelas somas empregadas na construção dos monumentos de Atenas. As reclamações se multiplicavam. Os aliados da cidade-Estado que pagavam um pesado tributo, achavam que esse dinheiro não deveria ser utilizado para o embelezamento da cidade. Tentaram levantar o povo ateniense: “Os tributos destinados às despesas de guerra são utilizados para dourar Atenas, diziam. Péricles embelezou sua cidade como uma mulher faceira coberta de pedras preciosas. Eles servem para construir estátuas- magníficas e templos que chegam a custar mil talentos”, relatou Plutarco em sua Vida de Péricles. Os oradores acusavam Péricles de dilapidar o tesouro de Atenas e de utilizar, por capricho, os fundos do Estado. Desse modo, Péricles achou necessário consultar o povo:
“Vocês consideram que gastei demais para embelezar sua cidade?” “Sim”, respondeu o povo.
“Eu me comprometo então a arcar sozinho com as despesas”, respondeu Péricles, “elas não ficarão a seu encargo. Mas, em troca, apenas meu nome será inscrito nos monumentos”.
Os atenienses logo responderam que ele poderia dispor à vontade do Tesouro! Os monumentos construídos por Péricles, cujas ruínas atraem até hoje turistas a Atenas, testemunham a grandeza de uma cidade onde se sucederam os maiores artistas da época e da vontade de um homem, único na história da Grécia antiga.