• Matéria: Português
  • Autor: grauu
  • Perguntado 9 anos atrás

Fiz uma resenha do livro Vidas secas de Graciliano Ramos e gostaria da opinião de vocês pra saber se está bom ou se esta faltando algo, desde já agradeço:

Vidas secas foi escrito entre 1937 e 1938 por Graciliano Ramos, foi publicado pela editora Olympio, nessa época o escritor tinha quarenta e seis anos e já havia escrito três livros (Caetés em 1933, São Bernardo em 1934 e Angústia em 1936).

O livro conta a história de uma família que mora no sertão nordestino e que sofre com as dificuldades da vida no sertão, a família é composta por Fabiano(pai), Sinhá Vitória(Mãe), seus dois filhos(somente chamados de "menino mais velho" e "menino mais novo"), um papagaio e a cadela Baleia.

Dividido em treze capítulos o livro não faz uma ligação direta entre eles, apenas algumas citações desses acontecimentos ocorridos na família de Fabiano, esses acontecimentos acabam acarretando uma importante decisão tomada por Fabiano no fim da história.

É um livro diferenciado pois não tem um história "linear" que simplesmente acontece mais sim vários acontecimentos que se complementam, mesmo assim o autor faz com que você entenda muito bem as dificuldades passadas pela família e também a personalidade de cada membro da família.

Este livro tem uma ótima historia que mostra uma realidade que é comum entre milhões de nordestinos que sofrem com o trabalho escravo, um governo que não se preocupa com a população, com as secas que destroem as vidas e os sonhos das pessoas e também com a falta de oportunidades, é um livro muito recomendado por ter uma história interessante e por cair em diversos vestibulares em todo o Brasil.

Resenha escrita por: Igor Alexandre

Respostas

respondido por: biahaleixo
5
vc deveria se ater mais ao fato da seca,do que do trabalho escravo.
E uma dica:pesquise sobre o significado e oque aconteceu com a cachorra baleia,quando eu fiz esse trabalho valeu mais pontos.

grauu: valeu
biahaleixo: de nada
Perguntas similares