"A memória, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir o presente e o futuro. Devemos trabalhar de forma a que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens. " (LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990. P. 477) Na década de 1980, após a ditadura militar, a "redemocratização" coloca em destaque o exercício da cidadania. Com isso: Escolha uma opção:.
Respostas
A alternativa C é incorreta, a memória individual não é uma forma de analisar e contar a história contemporânea. Somos frutos dos espaços e das relações sociais que criamos, por isso, as fontes históricas são tão importantes.
Por isso, é interessante que os pesquisadores utilizem fontes o mais próximas da verdade, baseada em fundamentações coletivas, não em uma única percepção, se possível comprovadas pois elas darão base para a forma como o mundo receberá as respostas de determinada pesquisa.
As alternativas:
A) O autor estabelece uma relação dialética entre memória e história;
B) O autor explicita a importância da memória para a construção de uma história emancipatória;
C) Como memória coletiva, o autor define a somatória da memória individual, fonte exclusiva para a construção da história contemporânea;
D) O autor infere que entre a memória e a história há uma relação de poder.