1 - Diante de tais questões surgem profundas divisões no seio das elites brasileiras, incluindo aquelas pertencentes às Forças Armadas. De forma esquemática, é possível identificar aqueles que, de um lado, defendem o nacionalismo econômico e a intensa participação do Estado no desenvolvimento industrial. Na outra posição, estavam os partidários de que o segundo ciclo de nossa industrialização (o primeiro se deu durante o Estado Novo) devia ser comandado exclusivamente pela iniciativa privada brasileira, associada a capitais estrangeiros. DEL PRIORI, Mary; VENÂNCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010. P. 264. Identifique os dois grupos mencionados no texto e apresente as suas propostas para a economia brasileira.
Respostas
Resposta:
1- Os grupos mencionados São o Liberalismo e o Nacionalismo.
O Liberalismo Propunha que a economia precisava de um padrão que fora estabelecido desde o fim do Estado Novo, ou seja, a abertura dos mercados, a entrada do capital estrangeiro e o alinhamento aos Estados Unidos, conforme era defendido pelos liberais.
Já o Nacionalismo Propunha que o Estado deveria interferir de forma direta na economia, impondo limites à presença do capital estrangeiro, nacionalizando empresas, criando estatais e investindo em setores industriais considerados fundamentais
2- Na Era Vargas, houve diminuição da importância relativa do setor primário na economia, o uso do estado para a criação de indústrias básicas que, até os dias de hoje, operam com vigor e a realização de mudanças institucionais, com a instituição e ampliação dos direitos sociais. JK conseguiu colocar o Brasil em um elevado patamar de industrialização, implementando o departamento 2, com a atração de fabricantes de bens de consumo duráveis, e promovendo a internacionalização do crescimento do investimento. Mais que isso, JK ganhou as batalhas concebidas por Vargas, conseguindo, com o Plano de Metas, integrar a economia do Brasil ao movimento de internacionalização produtiva e multiplicar os investimentos em infraestrutura e nos segmentos de bens de capital
3- a) instaurar um conjunto de ideias político-econômicas que defendia a redução da ingerência do Estado na economia.
4- a implantação de políticas neoliberais envolveu a privatização de empresas estatais, o fim do controle de preços e dos subsídios a determinados setores da economia, a redução do número de funcionários públicos, a limitação dos gastos com a previdência social, a diminuição dos encargos trabalhistas e a abertura da economia a investimentos externos. A aplicação dessa política gerou reações da sociedade civil organizada que se viu prejudicada com essas medidas.
Espero ter ajudado! <3