O cristianismo se formou dentro do Império Romano. Uma dissidência do judaísmo, ganhou força e notoriedade na luta contra o poder romano e, mais tarde, a sua incorporação pelo Império. Se não existisse Roma, não haveria o cristianismo. O crescimento do império e a incorporação de uma grande quantidade de povos fez com que a religião cristã se propagasse. Santo Agostinho viveu o tempo da decadência romana e a supremacia cristã. Seu pensamento influenciou a formação medieval desde Roma até a atualidade.
Sobre as teses de Santo Agostinho, analise as afirmativas abaixo:
I. Estamos predestinados, segundo Agostinho, à vontade de Deus. Assim, a história da humanidade nada mais é que a expressão em vida do que o poder divino deseja.
II. A justiça divina está acima da vontade dos homens. Desta forma, o que parece injusto pela aparência humana, nada mais é que a vontade de Deus expressa e cuja a lógica o ser humano não é capaz de entender.
III. As leis universais, na concepção de Agostinho, têm nas Sagradas Escrituras, uma orientação. Porém, no dia a dia, o ser humano não é capaz de compreender as condições em que a vontade de Deus se expressa.
IV. A ideia de que o Universo é conduzido por Deus é fundamental para Agostinho. Ele considera que a fé é a entrega às leis divinas. Entender que a existência humana é uma expressão do poder divino submete o ser humano à vontade de Deus.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: 4
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás