O Currículo do Espírito Santo, considerando as práticas de linguagem que compreendem o eixo análise linguística/semiótica, assume “o ensino da gramática a partir de reflexões como “o que ensinar?”, “para que ensinar?”, “como ensinar?”, valorizando um trabalho epilinguístico nos anos iniciais, a fim de conquistar uma visão metalinguística, nos anos finais do Ensino Fundamental. O ensino a que nos referimos no eixo Escrita compreende, deste modo, alfabetização, ortografia, morfossintaxe, recursos coesivos, processos de formação de palavras, construção da frase na norma padrão. Na visão epilinguística, o trabalho está centrado no uso: estudo de ortografia (contextualizada, ligada à produção de textos), acentuação, pontuação, concordância, coesão, processos de formação das palavras. Na visão metalinguística, o trabalho se concentra na análise dos aspectos constitutivos da língua, sua morfologia e sintaxe, bem como o conhecimento da Nomenclatura Gramatical Brasileira, para empregar a metalinguagem adequada” (ESPÍRITO SANTO, 2020, p.73).
Fonte: ESPÍRITO SANTO. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Currículo Espírito Santo: ensino fundamental, anos iniciais. Áreas de linguagens: Língua Portuguesa. Vitória: 2020. Vol. 5.
A partir do fragmento destacado acima, leia, com bastante atenção, o PLANO DE AULA 1 (Bingo dos nomes) elaborado pela Equipe da Nova Escola.
Conforme informado, o referido Plano de Aula é o primeiro de uma sequência com atividades voltadas à prática de linguagem que tomam como eixo a Análise Linguística/Semiótica para uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental.
Considere que você é professor de uma turma de 2º do ensino fundamental e utilizou o PLANO DE AULA 1 (Bingo dos nomes) em sala de aula. Após essa aula, percebeu a necessidade de dar sequência ao Plano elaborado pela Nova Escola, escolhendo, para sua turma, outra atividade voltada à prática de linguagem que tem como eixo a Análise Linguística/Semiótica.
Leia as sugestões de atividades abaixo:
I - Pescaria dos nomes – Disponha peixes de cartolina contendo os nomes dos estudantes da turma sobre um TNT azul e convide um aluno para escolher um peixe. Solicite ao aluno que leia o nome escrito no peixe que ele escolheu, identificando quem na turma tem esse o nome.
II - Ordem alfabética dos nomes – Distribua, para cada estudante, um número que faça parte do intervalo da quantidade de alunos que há na turma. Numere uma lista no quadro com os mesmos números em ordem crescente. Disponha cartões retangulares com os nomes dos estudantes em um local que todos possam ver. Com o objetivo de preencher a lista com os nomes em ordem alfabética, chame os números, em ordem crescente. O estudante que estiver com o número chamado deverá escolher o cartão com nome que completará corretamente o espaço na lista.
III - Separando nomes de acordo com o som da letra inicial – Solicite que os estudantes formem grupos. Entregue para cada grupo uma cartolina, uma cola e um envelope contendo fichas com diversos nomes próprios. Cada envelope deverá conter nomes iniciados com o mesmo grafema, porém com fonemas diferentes. Solicite que cada grupo separe, e cole na cartolina, os nomes em colunas de acordo com o fonema produzido pelas letras iniciais que possuem. Peça para cada grupo apresentar o cartaz, explicando os fonemas que orientaram a classificação dos nomes próprios em uma mesma coluna.
Marque a alternativa que apresenta a(s) atividade(s) que poderia(m) dar sequência ao Plano de Aula elaborado pela Nova Escola.
Escolha uma opção:
a. Somente atividades I e II.
b. Apenas a atividade I.
c. Atividades I, II e III.
Esta alternativa é correta, pois todas as sugestões de atividades apresentadas poderiam dar sequência ao Plano de Aula elaborado pela Nova Escola, uma vez que são atividades voltadas à prática de linguagem, considerando como eixo a Análise Linguística/Semiótica.(RESPOSTA CORRETA)
jessicakholz:
LETRA c. Atividades I, II e III.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
C. Atividades I, II e III.
Explicação:Esta alternativa é correta, pois todas as sugestões de atividades apresentadas poderiam dar sequência ao Plano de Aula elaborado pela Nova Escola, uma vez que são atividades voltadas à prática de linguagem, considerando como eixo a Análise Linguística/Semiótica.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás