Respostas
Resposta:
A tecnologia no mercado de trabalho já não é mais uma tendência, é uma realidade. A transformação digital aconteceu — e ainda acontece — em todos os segmentos do mercado, especialmente em razão da pandemia provocada pelo Covid-19.
Não é à toa que o mercado de tecnologia é um dos setores com maior empregabilidade e com maior demanda por profissionais qualificados. Por isso, investir em um curso de graduação na área de TI é a garantia de uma rápida inserção no mercado de trabalho
Explicação:
O impacto da tecnologia no mercado de trabalho
Com os avanços tecnológicos surgem novas soluções para um mercado mais produtivo e lucrativo, o que resulta em profundas transformações, como a extinção de determinados cargos e o surgimento de novas profissões.
Para compreender e visualizar esse cenário, basta pensar na Revolução Industrial em 1760. Afinal, a criação de máquinas substituiu funções que antes eram exercidas pelos trabalhadores, o que provocou demissões e extinção de cargos. Entretanto, o impacto da tecnologia também resultou no surgimento de novas profissões ligadas à criação, produção e manutenção desses novos recursos tecnológicos.
Porém, para estar do lado dos profissionais com maiores oportunidades no mercado de trabalho ao invés daqueles que perderam os seus empregos, é necessário investir em qualificação profissional. Isso porque, com novas tecnologias, é cada vez menor a demanda por profissionais que ocupam cargos considerados menos complexos, enquanto é cada vez maior a procura por profissionais qualificados. E o caminho para isso, claro, é o ensino superior.