• Matéria: Biologia
  • Autor: samueldasilvagoncalv
  • Perguntado 3 anos atrás

URGENTE É PRA AMANHÃ

A eritroblastose fetal, ou doença hemolítica do recém-nascido, está relacionada ao fator Rh. Assinale o que for correto sobre esta doença.

01) Atualmente, a eritroblastose fetal pode ser evitada injetando-se na mãe Rh+ (Rh positiva) o anticorpo anti-Rh, logo após o nascimento do primeiro filho Rh- (Rh negativo).
02) Durante o parto, as hemácias do filho portadoras do fator Rh+ (Rh positivo) entram em contato com o sangue da mãe Rh- (Rh negativa), estimulando assim a produção de anticorpos anti-Rh no plasma da mãe.
04) Para que aconteça a eritroblastose fetal, o pai necessariamente deve ser Rh– (Rh negativo) e a mãe deve apresentar o fator Rh nas suas hemácias, ou seja, ser Rh+ (Rh positiva). O segundo filho sofrerá com as consequências da doença caso ele também apresente o fator Rh, como a mãe.
08) A eritroblastose fetal pode ocorrer quando mulheres Rh- (Rh negativas), já sensibilizadas anteriormente, tem filho Rh+ (Rh positivo). A sensibilização pode ocorrer por transfusão de sangue Rh+ (Rh positivo) ou gestação anterior de um filho Rh+ (Rh positivo).
16) Uma mãe Rh– (Rh negativa), casada com um homem Rh– (Rh negativo), pode apresentar filhos Rh+ (Rh positivos) na segunda gestação, porém sem que haja a manifestação da doença, visto que a mãe não apresenta anticorpos anti-Rh. ​

Respostas

respondido por: laryssarangel716
1

Resposta:

É a resposta 2 Durante o parto, as hemácias do filho portadoras do fator Rh+ (Rh positivo) entram em contato com o sangue da mãe Rh- (Rh negativa), estimulando assim a produção de anticorpos anti-Rh no plasma da mãe.

Perguntas similares