A disputa entre educação pública e educação privada existe no Brasil desde, pelo menos, os anos de 1930, trazida da Europa. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA:
A) No seu contexto de origem, era uma disputa referida ao conteúdo da educação – a escola privada reivindicava, essencialmente, o direito à educação religiosa, enquanto que a escola pública deveria ser a instituição do ensino leigo.
B) No seu contexto de origem, era uma disputa referida ao conteúdo da educação – a escola privada reivindicava, essencialmente, o direito à educação religiosa, enquanto que a escola pública deveria ser a instituição do ensino convencional.
C) No seu contexto de origem, era uma disputa referida ao conteúdo da educação – a escola privada reivindicava, essencialmente, o direito à educação mista, enquanto que a escola pública deveria ser a instituição do ensino leigo.
D) No seu contexto de origem, era uma disputa referida ao conteúdo da educação – a escola privada reivindicava, essencialmente, o direito à educação religiosa, enquanto que a escola pública deveria ser a instituição do ensino para todos.
Respostas
Resposta: De acordo com os autores Durham e Schwartzman(1989), a disputa entre educação pública e educação privada existe no brasil desde , pelo menos , os anos 1930 , trazida da europa . No seu contexto de origem , era uma disputa referida ao conteufdo da educação - a escola privada reinvidicava , essencialmente , o direito á educaçaõ religiosa , enquanto que a escola pública deveria ser a instituição do ensino leigo. Desta forma , pergunta -se , sera que o ensino privado era melhor do que o publico ?Não necessariamente .Oque ocorria era a disputa de grupos com interesses distintos, e de conteudo social , uma vez que a educação publica buscava ser universal e gratuita.
Explicação: essa vai ajuda muito
A escola privada e a escola pública reivindicavam coisas relacionadas ao ensino religioso, enquanto na escola privada buscava-se o ensino religioso, na escola pública a premissa era do ensino leigo (alternativa A).
A religião, a educação e a cultura
A religião de fato não tem relação com a educação formal, mas ela é um forte fator cultural para diversas pessoas e também é um agente construtor de identidade pessoal, por isso o ensino religioso, na escola pública, é responsabilidade dos país e da sociedade, não da escola.
Já na escola privada, o ensino religioso adentra no espaço da educação formal.
Venha estudar mais sobre educação em:
https://brainly.com.br/tarefa/26886068