A mineração se constituiu na mais importante atividade da economia colonial brasileira do século XVIII e o trabalho escravo negro foi fundamental para que a exploração de ouro e de pedras preciosas tivesse êxito. Utilizando os conhecimentos adquiridos durante as nossas aulas, faça um texto comparando as características da escravidão na produção açucareira com aquelas encontradas nas regiões de mineração (5 - 10 linhas)
Respostas
Resposta:
O trabalho realizado pelos escravos africanos nos engenhos de açúcar era dificil e doentio. Uma das técnicas mais utilizadas era encaminhar o escravo ao “tronco”, onde tinha sua cabeça e membros imobilizados e ali ficava por horas e inclusive dias, tornando-o incapaz até de se defender contra a perturbação de insetos.
O trabalho escravo na região das minas não ficou somente restrito à extração do ouro, pois os escravos realizavam diferentes funções, como atividades ligadas ao transporte, comércio (ambulante) e à construção de pontes, ruas e edifícios. O trabalho nas minas foi considerado a forma de trabalho mais dolorosa e pesada desempenhada pelos africanos escravizados no Brasil.
entre a comparação do trabalho escravo acucareiro e o trabalho escravo nas regioes de minereção, era que todos eles morriam todos os dias, todos eram impostos a trabalhos forçados onde não tinha comida e nem cama para dormir, eram castigados terrorosamente, e todos os escravos eram africanos, humanos que para os colonos não eram mais nada que um escravo imundo.
Explicação:
espero ter ajudado!!