Respostas
Resposta:
Trezentas Onças
Essa é uma história vivida pelo próprio Blau Nunes. Ele conta que certa vez estava a caminho de cumprir uma tarefa delegada a ele por seu patrão: comprar uma tropa de gado com o dinheiro que ele lhe dera. Tratava-se de uma fortuna, as trezentas onças citadas no título do conto.
O fato é que no caminho ele resolveu tomar banho em um arroio (espécie de rio pequeno) e quando chegou ao local onde iria passar a noite percebeu que tinha perdido todo o dinheiro. Ele volta a todo o trote ao local onde tomara banho e no meio do caminho cruza com um grupo de tropeiros que ia em sentido contrário.
Chegando ao local, vê que o dinheiro não está lá. Pensa que nunca conseguiria pagar a dívida ao patrão, que poderia inclusive acusá-lo de ladrão. Em vista disso, resolve suicidar-se. No momento em que vai cometer o ato, sente seu cão lambendo seus dedos, o barulho do riacho, as estrelas no céu, o canto dos grilos e o relincho de seu cavalo. Essa simbiose com a natureza o faz desistir da ideia da morte e voltar à estância para passar a noite.
Chegando lá, surpreende-se ao ver as Trezentas Onças em cima da mesa, o grupo de tropeiros tomando mate e o questionando qual tinha sido o tamanho do susto.
Explicação: