Respostas
Resposta:
Quando pensamos em Grécia, a primeira coisa que nos vêm a mente é a filosofia. Mais do que os pensamentos de Platão e Sócrates, herdamos dos gregos também a política, a construção civil e tantos outros fatores presentes na civilização moderna. A educação ateniense, por outro lado, perdeu grande parte da sua essência ao longo dos séculos, diferenciando-se em diversos aspectos dos modelos praticados hoje em dia. Confira abaixo o porquê.
Como era a educação dos atenienses
A educação formal grega praticada em Atenas era direcionada somente aos homens a partir dos sete anos de idade e visava o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, baseando-se em três pilares: a ginástica, a música e a escrita.
O primeiro pilar, a ginástica ou gymnastike, contemplava atividades físicas com o objetivo de promover a saúde das crianças. Já no aspecto intelectual - mousike - as aulas eram focadas na apreciação da música, da dança e da poesia. Para os gregos, o equilíbrio entre o corpo físico e a alma era o modelo ideal para formar as virtudes da temperança e da moderação nos jovens.
Explicação: