• Matéria: ENEM
  • Autor: oficialgustavo007
  • Perguntado 3 anos atrás

7. Ne linha 2, a oração adversativa não sinaliza propriamente um contraste, esim a) e conclusão lógica de um pensamento iniciado na frase anterior b) uma afirmação que será contrariada no parágrafo seguinte: c) a introdução de um argumento mais forte que os anteriores. d) a explicação para a existência de um condominio tao atraente. 8. Releia: "Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprieta nios e seus familiares também". a) Indique a relação de sentido entre essas frases (contraste, conclusão, adição, etc.) e quais conectivos são responsáveis por estabelecê-la,​

Respostas

respondido por: jalves26
24

7. Ne linha 2, a oração adversativa não sinaliza propriamente um contraste, e sim:

c) a introdução de um argumento mais forte que os anteriores.

>> O fato de o condomínio ter segurança é um argumento mais forte que o fato de ter belas casas, jardins, playgrounds e as piscinas. E isso é ressaltado pela conjunção adversativa "mas".

8. a) A relação de sentido entre essas frases é de adição.

Os conectivos responsáveis por estabelecer isso são "não só" e "também".

b) Reescrita formando um único período composto por coordenação:

"Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá, mas também os proprietários e seus familiares."

c) A separação em duas frases dá mais ênfase ao conteúdo de cada uma por forçar uma leitura mais pausada. Além disso, há mais dinamismo na descrição dos fatos, pois há economia de palavras e a leitura fica mais rápida com o uso de frases curtas e separadas.

d) Exemplo de outra passagem em que há separação em duas frases:

"Nem as babás. Nem os bebês."

Perguntas similares