Considere o excerto de texto a seguir:
Um dos marcos mais importantes da Filosofia Política está no início da Idade Moderna com a publicação da obra O Príncipe de Nicolau Maquiavel. Nesta obra o autor adentra o rol dos mais importantes filósofos políticos da modernidade quando sugere que devemos nos preocupar com os problemas reais do governo e não simplesmente com a ideia perfeita do que deveria ser uma sociedade política. Nesse sentido, o filósofo propôs que abríssemos mão da sociedade perfeita e começamos a considerar a sociedade real, segundo ele, só assim poderíamos obter êxito ao falarmos sobre o governo.
Tendo em vista o texto anterior, o nosso material didático e os seus conhecimentos sobre a Ciência Política, responda qual das alternativas a seguir apresentam o contexto real da elaboração da obra O Príncipe de Maquiavel:
Alternativas
Alternativa 1:
A obra O Príncipe, foi produzida como conjunto de conselhos ao soberano, rompeu com os manuais bem-intencionados da época ao expor argumentos pautados na utilização de recursos conforme as necessidades. Tinha como objetivo fazer enxergar como um governo alinhado com Deus nos pressupostos da Idade Média se tornaria um soberano forte e incorruptível, marcando assim o seu elo de ligação com a filosofia política medieval.
Alternativa 2:
Na referida obra, o autor expôs dois argumentos que podem ser sintetizados na importância da manutenção do poder como chave explicativa para a política: a retomada do direito natural e a aliança com governos fortes como os do Oriente islâmico que estavam em constante ascensão durante o período da Idade Moderna.
Alternativa 3:
A obra foi escrita durante o ano de 1512 período em que a Dinamarca estava inserida em um intenso processo de recuperação política. Tal momento também foi retratado pelo teatrólogo e dramaturgo inglês William Shakespeare, quando em sua obra Hamlet afirmou que "Há algo podre no reino da Dinamarca".
Alternativa 4:
Sis Felis (Que tenha sorte) foi frase escrita em latim por Maquiavel à Lorenzo de Médici na carta que antecede os aforismos sobre a condição de um bom governante para dominar e unificar todo o sul da Itália colocando até mesmo o papa Gregório de Tours sobre o seu comando.
Alternativa 5:
Ao defender suas ideias, o teórico acreditava que auxiliaria Lorenzo de Medici, que estava no poder à manutenção e unificação da Itália totalmente fragmentada diante das várias famílias poderosas da época.
detcho:
qual a resposta
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa 5:
Ao defender suas ideias, o teórico acreditava que auxiliaria Lorenzo de Medici, que estava no poder à manutenção e unificação da Itália totalmente fragmentada diante das várias famílias poderosas da época.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás