Em 632 o islamismo entra em crise , gerando uma situação que chamamos de Cisma do Islã. O que foi esse evento?
Respostas
Resposta:
O Cisma no islã após Maomé
Quando Maomé morreu, os mulçumanos passaram a ser liderados por califas.
Um dos califas que se chamava Ali, era filho do tio de Maomé, e era portanto seu primo. Mas Ali era genro de Maomé pois era casado com sua filha, Fátima.
Desde a morte de Maomé, seus seguidores acreditavam que Ali era seu sucessor natural. O partido de Ali, formou a base para o ramo do islã.
Assim a principal dissidência no islã não foi causada por uma divisão ideológica.
Explicação:
O Cisma do Oriente é o nome dado à divisão da Igreja Católica, ocorrida em 1054, entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja chefiada pelo patriarca, em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul). O Cisma foi o resultado de um constante distanciamento entre as práticas cristãs efetuadas pelas duas vertentes do catolicismo, além de representar uma disputa pelo poder político e econômico na região mediterrânica.
Antes da cisão entre as duas igrejas havia uma unidade entre elas em decorrência da estrutura do Império Romano. Em Roma, localizava-se o papa, exercendo no continente europeu a autoridade máxima, além da existência de duas outras autoridades com o mesmo poder, um patriarca em Alexandria, no Egito, e outro patriarca em Constantinopla. O patriarca de Alexandria perdeu sua importância após a anexação do Egito ao Império Muçulmano.