Trecho da reportagem "Quem compraria uma guilhotina?
Objeto é leiloado por 8 mil euros", por Alex Marshall
“Em 2014, Christophe Février [...] decidiu que havia uma coisa que ele devia possuir: uma guilhotina. [...] Na realidade, o engenho não havia sido usado para execuções durante a Revolução Francesa. Mas tinha certo valor histórico: foi construída em meados do século 19, aproximadamente na época em que a monarquia francesa foi abolida pela segunda vez. [...] Apesar do preço baixo e do fato de que se trata de uma réplica, a venda causou controvérsia. Um funcionário do departamento de imprensa da agência que supervisiona os leilões da França disse ao jornal Le Parisien que alertara o vendedor de que a venda era de mau gosto, embora a organização não tivesse nenhum meio para suspendê-la. As guilhotinas foram usadas para executar cerca de 4,6 mil pessoas na França, antes que a pena de morte fosse abolida no país em 1981.”
RESPONDA:
No texto, diz que um funcionário do governo francês achou a venda de mau gosto. Qual seria o motivo?
Pesquisa sobre o uso da guilhotina, na história da França.
me ajudemmm
Respostas
Resposta:
Talvez o funcionário do departamento tenha achado que a guilhotina, apesar de ser uma réplica, não devesse estar em posse particular de um indivíduo por conta de seu valor histórico.
Explicação:
A guilhotina se refere à Revolução Francesa no período conhecido como Terror Jacobino (1793-1794). A guilhotina era um instrumento usado para assassinar pessoas no século XVII durante a fase da revolução francesa já citada. O que se deve pensar aqui é como que ao mesmo tempo que causa horror em algumas pessoas, pode causar fascinação em outras. Reflita: Na sua opinião, um objeto de valor histórico como a guilhotina, ligado à história da França, deveria estar no acervo particular de uma pessoa ou em um museo aberto à visitação? Porém, não perca de vista a importância do direito à memória e ao conhecimento histórico!