O diagnóstico clínico da teníase é dificultado devido à falta de sintomas específicos, mas se o paciente relatar a presença de estruturas que evidencie suspeita de proglótides, será de especial contribuição durante a anamnese. Em função dos desconfortos intestinais, o médico solicita exames, dentre os quais o exame parasitológico de fezes.
Como é possível a observação das proglótides a olho nu, a pesquisa dessas estruturas durante a análise macroscópica de fezes diluídas ou em tamização são fundamentais para o diagnóstico de teníase. A partir das proglótides é possível a identificação da espécie, pois os ovos são morfologicamente iguais.
Tomando como referência a identificação específica de Taenia spp. a partir das proglótides, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Para a identificação da espécie, as poglótides são colocadas em uma placa de Petri com ácido acético glacial por 15 a 20 minutos e em seguida são dispostas entre duas lâminas, procedendo à microscopia com luz intensa para a contagem das ramificações uterinas.
( ) A identificação da espécie pode ser realizada mediante contagem das ramificações uterinas das proglótides, sendo a Taenia saginata com dezoito e a Taenia solium, com nove ramificações, em média.
( ) Para a identificação das proglótides através do método com tinta da China, mergulha as proglótides no corante por um período de duas horas, a fim de visualizar a ramificações uterinas.
( ) É possível ainda observar uma diferença morfológica ao compararmos as proglótides das espécies de Taenia spp. cujo poro genital com esfíncter musculoso é somente evidenciado na T. solium.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
F – F – V – V.
b.
V – F – V – F.
c.
V – F – V – V.-----INCORRETA
d.
V – V – V – F.
e.
V – V – F – F.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
VVFF
Explicação:
corrigido pelo ava
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás