Respostas
Resposta:
OIEE TUDO BEM?
Essa guerra foi um embate entre a parte norte do Sudão e a parte sul. A motivação desse conflito foi uma questão religiosa: o governo da região norte que era muçulmano e tentou impor o código de leis do islamismo em todo o país. Contudo, boa parte da população da região sul do Sudão era cristã ou animista.
ESPERO ESTAR CERTO : )
Resposta:
Isso porque, desde o período da colonização do Continente Africano, as divisões territoriais foram feitas pelos colonizadores. A junção de povos de diferentes etnias, por exemplo, refletiu em conflitos e guerras civis. No caso do Sudão, não foi diferente. Quando o Sudão do Sul se tornou independente, as demarcações territoriais também não foram bem estabelecidas.
Um dos fatores que gerava conflitos entre a população de ambos os países era a questão religiosa. Isso porque, o sul é majoritariamente composto por cristãos e animistas, enquanto o norte possui maioria islâmica.
Dessa forma, apesar das diferenças étnico-culturais ainda causaram algum atrito, o principal motivo dos conflitos é em relação ao petróleo. O recurso natural é fonte econômica tanto do Sudão como do Sudão do Sul. Com a separação dos países, a parte sul ficou com a maior região onde o petróleo está concentrado.