Sobre as reformas religiosas pesquise os temas abaixo:
Origem
Causas
Consequências
Características
Reforma protestante
Reforma de Lutero
Calvinismo
Contra reforma ou reforma católica
Respostas
Resposta:
ORIGEM: A era pré-histórica da religião vai do início da humanidade (provavelmente originada há dois-três milhões de anos) até por volta do ano 3000 a.C. Durante todo esse período, os conhecimentos religiosos foram transmitidos mediante a palavra (crenças e mitos) e o comportamento imitativo (ritos).
CAUSAS: Perseguição, neste contexto, pode referir-se a prisões ilegais, espancamentos, torturas, execução injustificada, negação de benefícios e de direitos e liberdades civis. Pode também implicar confisco de bens e destruição de propriedades, ou incitamento ao ódio, entre outras coisas, que são atitudes de grande barbaridade.
CONSEQUÊNCIAS: é o desrespeito ao direito das pessoas de manterem as suas crenças religiosas. Podemos considerar como atos intolerantes as ofensas pessoais por conta da religião ou as ofensas contra liturgias, cultos e outras religiões. Ações desse tipo, em suas formas mais graves, podem resultar em violência, como agressões físicas e depredação de templos.
CARACTERÍSTICAS: Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo. As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.
REFORMA DE LUTERO: A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.
CALVINISMO: O Calvinismo é uma doutrina teológica surgida a partir da Reforma Protestante, ocorrida no século XVI.
A doutrina calvinista surge a partir das interpretações feitas pelo João Calvino (1509-1564), um estudioso convertido ao Protestantismo em 1533, às ideias de Lutero. No entanto, só receberia este nome após a sua
CONTRA-REFORMA OU REFORMA CATÓLICA: A Contrarreforma ou Reforma Católica, foi um movimento de reestruturação da Igreja Católica que culminou em 1545 com o Concílio de Trento.
Seu objetivo era reformar a própria Igreja Católica e dar uma reposta ao protestantismo que estava ocorrendo no Sacro Império Romano Germânico.
Explicação:
espero ter ajudado