A infecção hospitalar por bactéria multirresistente infelizmente é comum em quase todas as instituições de saúde, é de responsabilidade Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH, estabelecer normas e rotinas para conter sua disseminação, uma vez que este tipo de ocorrência pode acarretar quadros clínicos mais graves (EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES, 2019). Por isso, o desafio é identificar o tipo de precaução (padrão, contato, aerossóis ou gotículas)
a ser estabelecido, para que a transmissão da Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase (KPC) seja minimizada. Identificado o tipo de precaução a ser instituída nesta situação, descreva as recomendações para a equipe de saúde, no que se refere às medidas de proteção e contenção de uma possível disseminação de KPC. Ao responder, reflita a importância de medidas de proteção para a saúde dos trabalhadores e aos demais pacientes.
Respostas
Resposta:
Algumas das recomendações como medidas de proteção e contenção de KPC são higienização das mãos, exclusividade no uso de equipamentos e isolamento de contato, uso racional de antibióticos, não compartilhamento de objetos e evitar locais públicos.
Explicação:
Dentre as medidas de contenção diante de uma disseminação de Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase (KPC), estão incluídas a disponibilização de equipamentos de proteção para profissionais de saúde e acompanhantes, higienização das mãos, exclusividade no uso de equipamentos e isolamento de contato. Além disso, por ser resistente a maioria dos antibióticos, o uso racional dos mesmos é muito importante bem como a notificação ao centros de responsáveis pela região.
Também, antes mesmo da notificação de contaminação, é muito importante medidas de proteção tais como: higienização correta das mãos, uso de antibióticos apenas por prescrição médica, não compartilhamento de objetos e evitar locais públicos.
A contaminação por (KPC) é capaz de gerar infecções graves e ocorre principalmente em hospitais podendo afetar a população em geral mas também de forma importante pacientes com sistema imune debilitado.