A compreensão de educação deve transcender a visão limitada de que ela ocorre apenas de maneira formal, em instituições concebidas para este fim. Compreendemos a educação, assim como cultura em seu sentido mais amplo. Quando o lúdico entra nos debates, há uma riqueza enorme nas discussões, mas também o aumento do risco das más compreensões, principalmente no que diz respeito à instrumentalização do lúdico no campo educacional. O lazer está intimamente ligado à educação, ora ele atua como veículo da educação, ora como objeto da educação. Isto é denominado na teoria do lazer de duplo processo educativo do lazer. GABRIEL, O. P. B. Recreação e Lazer. Maringá: Unicesumar, 2016. Assim, com base nestas informações analise as asserções abaixo: I. O lazer como veículo de educação leva em conta sua potencialidade de desenvolvimento pessoal e social nos indivíduos. Neste sentido, Marcellino (2000, p. 50-51) considera que o lazer cumpre objetivos consumatórios e instrumentais. Porque II. Esse objetivo está ligado ao relaxamento, à contemplação e ao prazer que tais práticas propiciam. Pode parecer um "nada fazer", mas, ao contrário, carrega um imenso potencial de descoberta, tanto pessoal, quanto do mundo à nossa volta. Já o outro objetivo está associado à realidade concreta e sua compreensão. Há um desenvolvimento pessoal e social envolvido nestas práticas. A sensibilidade, em vários aspectos, é estimulada pelas atividades recreativas, tanto no crescimento das questões mais intrínsecas de crescimento intelectual, físico, estético etc. quanto nas oportunidades para conhecer pessoas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
➡️A atividade 2 e atividade 3 vai de brinde.
_______________________________________________________________________
(watts) 67-999259543
↪️Só embrulhar e mandar, cubro qualquer valor acima.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
Pág. 74 e75 livro didático
Espero ter ajudado
Bons Estudos!
Resposta:
Entendo que a resposta seja a letra b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
A asserção I termina com "(...) considera que o lazer cumpre objetivos consumatórios e instrumentais".
A asserção II inicia com "Esse objetivo está ligado ao relaxamento (...), assim entendo que o pronome "esse" refere-se ao elemento mais próximo, ou seja, "instrumentais", sendo que o conceito colocado é o de consumatórios.
Assim, a asserção II apresenta a ordem dos conceitos alterada pelos aplicação dos pronomes, não podendo ser considerada uma justificativa correta da asserção I.
Localização: páginas 74 e 75 do livro didático.
Espero ter ajudado!
Bons estudos!