• Matéria: Biologia
  • Autor: silviagffernandez
  • Perguntado 3 anos atrás

A primeira célula provavelmente passou a existir quando uma membrana se formou, envolvendo um pequeno volume de solução aquosa e separando-a do resto do universo. Membranas definem os limites externos das células e controlam o tráfego molecular por esses limites. Além disso, as membranas biológicas dividem células em compartimentos separados, organizam sequências de reações complexas e atuam na recepção de sinal e de transformação de energia. Por meio de vários estudos, concluiu-se que as membranas biológicas compartilham algumas propriedades fundamentais e levou ao desenvolvimento do modelo do mosaico fluido para descrever a estrutura das membranas biológicas. Devido a importância das membranas biológicas para as células, é fundamental conhecermos e compreendermos sua composição química e estrutural. Sendo assim, descreva sucintamente a estrutura e a composição química das membranas biológicas, representada pelo modelo de mosaico fluido.

NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, p. 2, 2014.Atividade Fórum - Medicina personalizada. p.386-387. (adaptado)
​KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019

Respostas

respondido por: danubiacurcio
4

Resposta:

Mosaico fluido ele possui essa denominação porque a membrana plasmática assemelha-se a um mosaico formado por proteínas inseridas em um fluido de lipídios.

No modelo do mosaico fluido, a membrana plasmática é basicamente constituída por uma bicamada lipídica na qual estão inseridas as proteínas.

Fluido: A membrana possui duas camadas formadas por fosfolipídios, que são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma parte hidrofílica (absorve água e outros líquidos), denominada de “cabeça”, ligada a duas “caudas”, que são hidrofóbicas (não retêm água). Assim, as “cabeças” das moléculas lipídicas ficam em contato com a água presente no exterior e interior da célula, e as “caudas” ficam em contato umas com as outras. Como essas moléculas estão em constante deslocamento, denominou-se o modelo de fluido. Algumas proteínas também podem deslocar-se lateralmente.

Mosaico:  membrana possui mais de 50 tipos de proteínas, que possuem as mais diversas funções e que se diferem de uma célula para outra. No entanto, todas elas estão distribuídas pela bicamada de lipídios e formam uma estrutura que se assemelha a um mosaico. Assim como os lipídios, as proteínas também são moléculas anfipáticas.

A orientação das moléculas de proteínas na bicamada permite que a sua parte hidrofílica fique em contato com a região aquosa, e algumas possuem até mesmo um canal hidrofílico para a passagem de substâncias hidrofílicas. A distribuição dessas proteínas pela membrana não é aleatória, pois elas podem formar grupos de acordo com suas especialidades.

Além dos fosfolipídios e proteínas, as membranas possuem outras substâncias, como o colesterol e carboidratos.


rodriguesluci: legal
respondido por: marigiorgiani
0

A membrana biológica que é representada pelo modelo de mosaico fluido é a membrana plasmática.

Na membrana plasmática ocorrem os transportes ativos de substâncias, por meio de proteínas transmembranas e bombas de íons.

A membrana plasmática é uma estrutura que reveste as células de todos os organismos. Ela é composta de uma bicamada fosfolipídica, ou seja, são duas camadas de fosfolipídeos que se posicionam de forma que a parte hidrofílica do fosfolipídeo fique virada para as extremidades e as partes hidrofóbicas fiquem em contato entre si.

Além disso, na membrana plasmática há uma série de proteínas transmembranas - que promovem o transporte de íons e moléculas maiores - bem como há glicídios responsáveis pela identificação e reconhecimento celular.

O que se sabe hoje é que essas estruturas se mantêm em constante movimento, mas de forma que os fosfolipídeos nunca perdem o contato entre si. Além disso, as estruturas da membrana (proteínas e glicídios) também faze parte desse movimento, de forma que podemos afirmar que a membrana plasmática possui um grande dinamismo. Foi com base nesse modelo que Singer e Nicolson propuseram, em 1972, o modelo de mosaico fluido para a membrana plasmática.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/30650622

Anexos:
Perguntas similares