. O educador social tem um perfil bem característico que o distingue dos demais profissionais da educação, principalmente por apresentar algumas características, como: desafiador, propositivo, dialógico, transformador e aprendente. Analise as características do educador social apresentadas e associe a primeira e a segunda colunas, de forma a estabelecer a correta relação entre elas. I. Desafiador II. Propositivo III. Dialógico IV. Transformador V. Aprendente ( ) O educador social entende que a aprendizagem se dá para ambos, educador e educando. ( ) Fazer uso da palavra de forma democrática e sem arrogância constitui uma ferramenta essencial do educador social. ( ) Este profissional costuma estimular os grupos para irem além de seus limites e expectativas. ( ) Faz parte de suas atividades educacionais propor estratégias de mudança concreta e de pensamentos. ( ) Acredita que por meio do seu trabalho as pessoas e as comunidades poderão modificar a sua condição atual para melhor. Assinale a alternativa que contém a sequência correta. A. III, IV, V, I, II. B. V, III, I, II, IV. C. I, II, IV, V, III. D. II, V, III, IV, I. E. IV, I, V, III, II.
Respostas
Resposta:
B
V, III, I, II, IV.
Explicação:O educador social apresenta um rol de características em seu perfil, entre elas: desafiador – estar promovendo desafios que levem as pessoas e os grupos ao conhecimento de seus limites e ampliação de suas potencialidades; propositivo – propor mudanças de pensamento e ações costuma pautar as atividades pedagógicas desenvolvidas; dialógico – o diálogo é a principal ferramenta de trabalho com a qual o educador social se relaciona com os grupos coletivos; transformador – a transformação é a meta e o resultado de seu trabalho, modificar as formas de pensar e viver em sociedade; e aprendente – baseia-se na ideia da educação libertadora ou problematizadora onde ambos, educador e educando, seres incompletos, aprendem juntos.
Resposta:
B. V, III, I, II, IV.
Explicação:
O educador social apresenta um rol de características em seu perfil, entre elas: desafiador – estar promovendo desafios que levem as pessoas e os grupos ao conhecimento de seus limites e ampliação de suas potencialidades; propositivo – propor mudanças de pensamento e ações costuma pautar as atividades pedagógicas desenvolvidas; dialógico – o diálogo é a principal ferramenta de trabalho com a qual o educador social se relaciona com os grupos coletivos; transformador – a transformação é a meta e o resultado de seu trabalho, modificar as formas de pensar e viver em sociedade; e aprendente – baseia-se na ideia da educação libertadora ou problematizadora onde ambos, educador e educando, seres incompletos, aprendem juntos.