Identifique os erros nas afirmações a seguir e reescreva-as corrigindo-as.
A) O ozônio é produzido na estratosfera e nessa camada da atmosfera ele é poluente.
B) A camada de ozônio absorve completamente os raios ultravioleta A, B e C. Todos os raios ultravioleta podem ser prejudiciais à saúde dos seres vivos.
C) O buraco na camada de ozônio está localizado sobre o continente ártico e acredita-se que ele seja decorrente de gases que existem naturalmente na atmosfera.
Respostas
A) Apesar do ozônio ser tóxico para nós humanos, a camada de ozônio se encontra na estratosfera e não é poluente. Enquanto isso, nós vivemos na troposfera. Note que a troposfera (onde vivemos) vai até 10km de altitude e a camada de ozônio fica entre 20 km e 30 km de altitude.
B) A camada de ozônio abosorve parte das radiações UV-A e UV-B. O raio UV-B é mais nocivo que UV-A, mas ainda assim UV-A causa pequenos danos na pele como queimaduras leves e bronzeamento. Além disso, o raio UV-B, que causa queimaduras mais graves, é necessário para sintetizar a vitamina D.
C) O buraco na camada de ozônio se localiza sobre a antártica e pesquisas apontam que o buraco é decorrente de gases emitidos por humanos. Um dos principais gases que causam o buraco na camada de ozônio são os CFC, HCFC que catalisam a quebra de ozônio em gás oxigênio.