Segundo Vitral, há várias formas de estudar as línguas e a linguagem, uma vez que o ser humano utiliza de modelos abstratos e teorias para compreender o mundo e a linguagem e, para que isso ocorra, é necessário realizar um recorte, escolher um aspecto para ser estudado - não há um único modelo que dê conta de todos os aspectos do mundo ou da linguagem. VITRAL, Lorenzo. O que é gramatica gerativa?. Anais da Semana de Estudos de Língua Portuguesa, [S. L. ], v. 2, n. 1, p. 69-72, mar. 2015. Acesso em: 10 set. 2020 (adaptado). Considerando esse aporte teórico e o Gerativismo, avalie as afirmativas: I. O Gerativismo traz como objeto de estudo a linguagem, e formula hipóteses sobre o conhecimento linguístico, existente na mente dos falantes. II. A teoria Gerativista faz uma abordagem da língua por meio da macrolinguística, em que a língua é estudada e relacionada a elementos sociais, históricos e culturais. III. O Gerativismo tem como fundador Ferdinand de Saussure, linguista que estabeleceu a língua como objeto de estudo em seu livro Curso de Linguística Geral, publicado em 1916. É correto o que se afirma em:.
Respostas
Considerando o conceito de gerativismo, temos que estão corretas as afirmativas: I e II, apenas.
A principal finalidade do gerativismo consiste no estudo da linguagem, na formulação das hipóteses e no conhecimento linguístico (afirmativa I está correta).
A Teoria Gerativista aborda a linguagem através do conceito de macrolinguística, em que é realizado o estudo da língua considerando elementos sociais, históricos e culturais (afirmativa II está correta).
O fundador do gerativismo foi Noam Chomsky que visava se opor ao estruturalismo de Bloomfield (afirmativa III está incorreta).
Bons estudos!
Resposta:
Alternativa 3 (I e II apenas).
Explicação:
A alternativa III está errada. Ferdinand Saussure é considerado o pai da linguística e não do gerativismo. Noam Chomsky sim é o fundador do gerativismo.