Com o surgimento dos novos sujeitos sociais, se apresentam também novas necessidades, nesse sentido, as prioridades também tomam novas proporções, pois existem os anseios individuais e os coletivos, sendo que dependendo da necessidade a ação a ser executada tende a ser diferenciada. Quando o sujeito passa a questionar as teorias socialmente construídas, ele se torna epistêmico, pois fortalece o movimento de um novo período, este impulsionado pelas descobertas científicas. Nesse cenário ficam destacados alguns pontos básicos, segundo Stuart Hall (2003), que comprovam a evolução teórica das ciências humanas.
Assinale a alternativa INCORRETA:
A) No entendimento de Ferdinand de Saussure, a língua é um sistema social e não individual; onde o indivíduo reproduz, não produz conceitos próprios.
B) Na explicação de Foucault existe um poder disciplinador emanado na religião a fim de desenvolver disciplinas a partir do egoísmo do ser humano passivo.
C) Na teoria de Freud, o sujeito racional é incapaz de gerenciar de forma integral seus próprios conhecimentos.
D) O início da questionalização das coisas, quando o sujeito passa a compreender o seu redor a partir das divergências sociais (questões de gênero, importância dos movimentos contrários à hegemonia, movimento feminino, sociais, entre outros), enquanto minorias com déficit de cidadania.
Respostas
Resposta:
Na explicação de Foucault existe um poder disciplinador emanado na religião a fim de desenvolver disciplinas a partir do egoísmo do ser humano passivo.
Letra D
Explicação:
Fiz a prova e acertei a questão.
Os sujeitos sociais são aqueles que cruzam o caminho entre o individual e o social. Vários pensadores escreveram obras acerca desses sujeitos. Dentre as que foram mencionadas, a colocação proposta sobre a questionalização das coisas é a correta (alternativa D).
O sujeito social
O sujeito social questiona sobre condições materiais subjetivas e objetivas. É como se houvesse sempre um conflito interno que gerasse motivação para se questionar.
A partir do momento nos questionamos o porquê das coisas, começamos a entender o nosso lugar na sociedade, o que faz surgirem os movimentos sociais.
Tais movimentos, tentam acima de tudo, questionar os motivos da exclusão, da homogenia e da falta de representatividade, por exemplo, na nossa sociedade.
Para saber mais sobre o sujeito social, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50492004
#SPJ2