Leia o texto a seguir e responda às questões de 1 a 8.
Transtorno por jogos de internet entra no manual de psiquiatras
O número de jogadores de games não para de crescer no Brasil. Em alguns casos, brincadeira vira vício e precisa de tratamento médico
O número de jogadores de games não para de crescer no Brasil e está crescendo ainda mais com a popularização dos smartphones. Para quase todo mundo é uma grande diversão e uma ótima distração nas filas, no transporte público... Só que tem gente que se vicia nos games e, nesses casos, a brincadeira vira problema que precisa de tratamento médico. No final do ano passado, o chamado "transtorno por jogos de internet" passou a fazer parte do manual usado por psiquiatras do mundo todo. Ele auxilia nos diagnósticos de doenças mentais, o DSM. Na Universidade de São Paulo (USP), um ambulatório foi criado para tratar os dependentes de tecnologia.
"O grande ponto de preocupação nosso na verdade não é o jogo em si ou a internet em si, mas é o fato que esses jovens estariam, na medida em que eles ficam muito tempo conectados, perdendo habilidades importantes. Criando então na vida adulta problemas sérios de relacionamento”, explica Cristiano Nabuco, coordenador do Laboratório de Dependências Tecnológicas da USP.
[...] “Teve um tempo que eu tava muito viciado mesmo, que eu chegava na sexta-feira, eu nem ia para o colégio, ia direto para uma Lan house, ficar jogando”, conta o narrador de games William Lemos, conhecido como Gordox entre os jogadores.
Na adolescência, William repetiu de ano na escola duas vezes, deixou os pais enlouquecidos, mas conseguiu transformar o vício em algo produtivo. Hoje, aos 27 anos, ele ganha dinheiro jogando e dando dicas a outros jogadores.
“Eu acho que eu não tenho nenhum tipo de desordem psicológica, eu acho que o que atrapalha um pouco é que eu devia cuidar um pouco mais da minha saúde, ir para uma academia, fazer uma atividade física, que eu acabo não fazendo por tanto tempo sentado na frente de um computador”, afirma William.
Os homens ainda são maioria entre os jogadores, mas o número de mulheres vem crescendo. Há dois anos, elas representavam 41% dos jogadores. Hoje, já são 47%.
A aposentada Isabel Ferreira está internada em uma clínica no interior de São Paulo, há quatro meses. Foi a família que pediu ajuda depois de ver que ela tinha se isolado do mundo. “Eu ficava com a porta fechada, eu não sabia quando era dia, quando era noite, eu não tinha noção nenhuma. Eu abandonei minha familia”, relata.
Na clínica, Isabel tem que ficar longe do computador: "Se a gente se apegar ao mundo virtual, nós nos esquecemos do que é verdade”.
1-A que se refere a expressão destacada em "... se vicia nos games e, nesses casos, a brincadeira vira problema...?
(A) Games.
(B) Jogadores.
(C) Lan house.
(D) Atividade física.
2-Em" é o jogo em si ou a internet em si, mas é o fato que esses jovens estariam...”, a quem a expressão
destacada se refere?
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3- Explique o sentido da expressão destacada no trecho “Foi a família que pediu ajuda depois de ver que ela tinha se isolado do mundo."
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4-Em “Se a gente se apegar ao mundo virtual...", a palavra destacada tem o sentido de
(A) simpatizar-se.
(B) apaixonar-se.
(C) apoiar-se.
(D) viciar-se.
5-No trecho “Teve um tempo que eu tava muito viciado mesmo." o verbo destacado representa, no contexto,
uma marca da linguagem
(A) formal.
(B) informal.
(C) científica.
(D) jornalística.
6- A palavra destacada em “Ele auxilia nos diagnósticos de doenças mentais...” é característica da linguagem
(A) regional.
(B) informal.
(C) científica.
(D) jornalística.
7-O trecho que apresenta uma opinião é
(A)“... um ambulatório foi criado para tratar os dependentes de tecnologia."
(B) “Eu acho que eu não tenho nenhum tipo de desordem psicológica...”.
(C)“ coordenador do Laboratório de
Dependências Tecnológicas...”.
(D) “Ele auxilia nos diagnósticos de doenças mentais, o DSM."
8-Na opinião do coordenador do Laboratório de Dependências Tecnológicas da USP, Cristiano Nabuco, quais as consequências para os jovens que ficam muito tempo conectados à internet?
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Respostas
Esta questão é para fazermos uma interpretação do Texto
•Transtorno por jogos de internet entra no manual de psiquiatras •.
▪️ 1-A que se refere a expressão destacada em
"... se vicia nos games e, nesses casos, a brincadeira vira problema...?
⇔(B) Jogadores.
▪️2-Em:
" é o jogo em si ou a internet em si, mas é o fato que esses jovens estariam...”,
a quem a expressão destacada se refere?
⇔ Pelo texto , a expressão destacada se refere
⇔ AS PESSOAS que ficam horas na internet .
▪️ 3- Explique o sentido da expressão destacada no trecho :
“Foi a família que pediu ajuda depois de ver , que ela tinha se isolado do mundo."
⇔ Segundo o texto
,…(…) familia estava desesperada , não sabia o que fazer, pois Izabel se isolou do mundo,e a familia não sabia o que estava acontecendo …(…) .
▪️4-Em “Se a gente se apegar ao mundo virtual...", a palavra destacada tem o sentido de
⇔(D) viciar-se. ⇔ apegar
▪️ 5-No trecho:
“Teve um tempo que eu tava muito viciado mesmo."
⇔ o verbo destacado representa, no contexto, uma marca da linguagem
⇔(B) informal.
▪️6- A palavra destacada em :
“Ele auxilia nos diagnósticos de doenças mentais...”
é característica da linguagem
⇔(C) científica.
▪️ 7-O trecho que apresenta uma opinião é:
⇔(B) “Eu acho que eu não tenho nenhum tipo de desordem psicológica.”
▪️8-Na opinião do coordenador do Laboratório de Dependências Tecnológicas da USP, Cristiano Nabuco, quais as consequências para os jovens que ficam muito tempo conectados à internet?
⇔…(…) eles ficam muito tempo conectados, perdendo habilidades importantes"…(…)
⇔-não fazem amizades
⇔-não vão para uma academia,
⇔-não fazem uma atividade física,
⇔ Pesquise ,como interpretar um texto aqui :
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