• Matéria: Administração
  • Autor: cilfarnsalexandre
  • Perguntado 3 anos atrás

Nos termos das NBCASP, para o reconhecimento contábil da perda do valor de custo do ativo imobilizado ou do intangível, temos ajustes a serem contabilizados. Nesse sentido, entende-se que a diferença entre Exaustão, Depreciação e Amortização está nos tipos patrimoniais que receberão a redução, sendo eles intangível, tangível e recursos naturais esgotáveis.


Com base no que foi visto na disciplina, marque, entre as alternativas abaixo, a que apresenta o conceito correto de amortização:


A
Adoção de valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil.

B
Aplicação no controle da previsão da receita, da fixação da despesa, das alterações ocorridas no orçamento, bem como no controle da execução do orçamento, isto é, para as receitas arrecadadas e as despesas executadas.

C
Redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais ou florestais. A medida que os recursos minerais vão se exaurindo, registra-se na contabilidade, simetricamente conhecida como jazida, a quota de exaustão.

D
Redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangíveis, com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.


E
Alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil, ou seja, o registro da redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

RESPOSTA
D
Redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangíveis, com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.

Você acertou!

Amortização: a redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangíveis, com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.

Referência: Assumpção, Marcio José. Contabilidade Pública aplicada ao setor público. Curitiba: InterSaberes, 1ª edição 2013 (Série Gestão Pública) p.35.

Respostas

respondido por: unopar261
0

Resposta:Nesse sentido, entende-se que a diferença entre Exaustão, Depreciação e ... está nos tipos patrimoniais que receberão a redução, sendo eles intangível, ...

Explicação:

Perguntas similares