• Matéria: Biologia
  • Autor: nedibacin
  • Perguntado 3 anos atrás

"Animais hibernantes dependem da gordura armazenada para obter energia durante a hibernação, em períodos migratórios e em outras situações envolvendo ajustes metabólicos radicais. De acordo com estudos, um dos ajustes mais pronunciados do metabolismo de gorduras ocorre nos ursos-pardos em hibernação. Esses animais conseguem manter a temperatura corporal entre 32 a 35ºC, próximo ao nível normal (não hibernando). Embora gaste aproximadamente 25.000 kJ/dia (6.000 kcal/dia), o urso em hibernação utiliza a gordura corporal como seu único combustível. A oxidação das gorduras produz energia suficiente para manter a temperatura corporal, a síntese ativa de aminoácidos e proteínas e outras atividades que requerem energia, como transporte de membrana. A oxidação de gorduras também libera grandes quantidades de água, que repõem a água perdida na respiração. O glicerol liberado pela degradação dos triacilgliceróis é convertido em glicose sanguínea pela gliconeogênese. A ureia formada durante a degradação de aminoácidos é reabsorvida nos rins e reciclada, os grupos aminos são reutilizados para produzir novos aminoácidos para manter as proteínas corporais." NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, p. 676, 2014. Apesar do ser humano não ser um animal hibernante, em algumas situações e/ou tecidos nosso organismo utiliza as gorduras como fonte de energia, como por exemplo, por meio da oxidação dos ácidos graxos, é fornecido até 80% das necessidades energéticas no coração e no fígado em todas circunstâncias fisiológicas. Diante do exposto e da importância da degradação de triacilgliceróis, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A mobilização dos depósitos de triacilgliceróis das células adiposas inicia-se por ação da enzima lipase, e esta mesma enzima, cliva a molécula, liberando glicerol e ácidos graxos, os quais serão degradados por uma única via. SENDO ASSIM, II. O glicerol será convertido em glicerol-3-fosfato, que será transformado em Diidroxia

Respostas

respondido por: luciarjsocial
4

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.  

Explicação:

I. A mobilização dos depósitos de triacilgliceróis das células adiposas inicia-se por ação da enzima lipase, e esta mesma enzima, cliva a molécula, liberando glicerol e ácidos graxos, os quais serão degradados por uma única via.  

SENDO ASSIM,

Todos os tecidos do corpo têm acesso às reservas energéticas de lipídeos que estão armazenadas no tecido adiposo, mas para que isto ocorra, é necessário que haja a mobilização destes lipídeos, que acontecerá através da degradação dos triacilgliceróis a ácidos graxos e glicerol. Para que os lipídeos possam ser usados como fonte de energia, os triacilgliceróis precisam ser hidrolisados para produzir ácidos graxos isolados. Esses triacilgliceróis serão hidrolisados em resposta a sinais hormonais.  

No fígado, por ação da glicerol quinase, é convertido a glicerol 3-fosfato e transformado em diidroxiacetona fosfato, um intermediário da glicose ou da gliconeogênese.  

Sua degradação é feita por uma via especial, que se processa no interior das mitocôndrias.  

 

II. O glicerol será convertido em glicerol-3-fosfato, que será transformado em Diidroxiacetona-fosfato, o qual seguirá a via de degradação para a glicose. Já o processo de degradação de ácidos-graxos, ocorrerá em três etapas: ativação, transporte e beta-oxidação.  

Erro da DEGRADAÇÃO através de três estágios de processamento. Primeiro, os lipídeos tem de ser mobilizados. Nesse processo os triacilgliceróis são degradados a ácido graxo e glicerol, que são liberados do tecido adiposo e transportados para os tecidos que necessitam de energia. Segundo, nestes tecidos, os ácidos graxos tem que ser ativados e transportados para dentro das mitocôndrias, para degradação. Terceiro, os ácidos graxos são degradados de uma maneira etapa a etapa até acetil CoA, que a seguir é processada pelo ciclo do ácido cítrico.  

O glicerol é oxidado.  

 

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.  


Isaiasfcosta: obrigado
respondido por: brendaamakeup
0

Resposta:

Alternativa 4

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Explicação:

Perguntas similares