• Matéria: Física
  • Autor: mypin
  • Perguntado 3 anos atrás

Cabines de avião são pressurizadas, isto é, nelas a pressão interna é mantida constante, já que nas altitudes dos voos à baixa pressão externa é incompatível com a fisiologia humana. No início de cada voo, os comissários de bordo informam que, em caso de despressurização (perda súbita de pressão), máscaras de oxigênio colocada acima de cada assento caem automaticamente.

Explique por que, em caso de despressurização, o uso dessas máscaras se torna necessário aos passageiros e tripulantes do avião.

Respostas

respondido por: fernandorafael17
0

Resposta:

O  avião é como uma lata de refrigerante gasoso: há mais pressão dentro do que fora. Por isso, quando o recipiente é aberto boa parte do gás é liberado rapidamente. Esse mesmo efeito ocorre no avião que sofre uma despressurização em altitude de ar rarefeito, quando a pressão da cabine iguala a pressão atmosférica.   Se a pressão de oxigênio for menor que a pressão sanguínea, não acontece a chamada “troca gasosa”. Simplificando, a pressão atmosférica é responsável por “empurrar” o oxigênio para o sangue e a pressão sanguínea “expulsa” o gás carbônico para fora.   Portanto, se houver despressurização da cabine a uma altitude de baixa pressão, o oxigênio literalmente não entra na corrente sanguínea sendo assim a  máscaras se tornam necessárias para solucionar o problema.

Perguntas similares