2. PUC-PR) Leia atentamente o trecho do conto Felicidade Clandestina de Clarice Lispector, e assinale a alternativa CORRETA. "Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar... Havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada.”
a) O conto critica a falta de leitura dos adolescentes nas escolas brasileiras, tendo como principal razão a preguiça, o que evidencia nosso atraso cultural.
b) Uma das marcas da escritora é sua capacidade de descrição de paisagens externas, que retratam da seca no Nordeste aos problemas sociais das grandes metrópoles.
c) Pelo trecho em destaque, nota-se que a narradora em terceira pessoa investiga os reais motivos que a levaram a ser una pessoa feliz, sendo os livros parte da construção deste sentimento.
d) Prosadora da chamada primeira geração modernista, observa-se pelo texto da autora que esta opta por radicalizar no uso da oralidade, rompendo com a tradição realista, utilizando-se do chamado fluxo de consciência.
e) O trecho analisado nos mostra características marcantes da escrita da autora, que com base em reflexões existenciais e da subjetividade, nos revela a intimidade dos seus personagens.
Respostas
Letra E
O trecho analisado nos mostra características marcantes da escrita da autora, que com base em reflexões existenciais e da subjetividade, nos revela a intimidade dos seus personagens.
As obras de Clarice apresentam um ar de pessimismo, reflexão e questionamentos filosóficos. São obras de sentido psicológico e mexem com os sentidos dos leitores (E).
Vamos aprender sobre as obras de Lispector e seu papel na literatura brasileira.
Clarice Lispector e a Literatura
A passagem do escrito de Lispector retrata a percepção do eu-lírico em preferir o estado apático e ser feliz. A leitura o faz feliz, mas adia o momento para se chegar a tal felicidade.
Parece que o eu-lírico, entre a felicidade e a banalidade, prefere abster-se da boa vida e dos momentos de alegria.
Os livros mais famosos da autora são: A Hora da Estrela, Laços de Família, Água Viva são conhecidas e muito lidas pelos amantes da literatura.
Saiba mais sobre Lispector em: https://brainly.com.br/tarefa/19925572