• Matéria: Física
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

UNESP 2020: Para completar minha obra, restava uma última tarefa: encontrar a lei que relaciona a distância do planeta ao Sol ao tempo que ele leva para completar sua órbita.

Por fim, já quase sem esperanças, tentei T²/D³. E funcionou! Essa razão é igual para todos os planetas! No início, pensei que se tratava de um sonho. Essa é a lei que tanto procurei, a lei que liga cosmo e mente, que demonstra que toda a Criação provém de Deus. Minha busca está encerrada.
(Apud Marcelo Gleiser. A harmonia do mundo, 2006. Adaptado.)

A lei mencionada no texto refere-se ao trabalho de um importante pensador, que viveu

(A) na Idade Média, período influenciado pelo pensamento da Igreja católica, e que buscava explicar os fenômenos da natureza por meio da intervenção divina.

(B) na Europa posteriormente a Isaac Newton e que, sob forte influência deste filósofo e cientista, estabeleceu as bases da mecânica celeste.



(C) em uma época de exacerbados conflitos religiosos, que culminariam na Contrarreforma católica, opondo-se ao modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico.

(D) no período do Renascimento científico e que formulou três leis fundamentais do movimento planetário, baseando-se em observações do planeta Marte.

(E) no fim da era medieval e início da Idade Moderna, período de triunfo da fé sobre a razão, o que facilitou seus trabalhos na tentativa de compreender a natureza.


Anônimo: ALGUEM DE BOM CORAÇÃO PODE AJUDAR

Respostas

respondido por: bryanavs
6

A lei mencionada no texto refere-se ao trabalho de um importante pensador, que viveu: no período do Renascimento científico e que formulou três leis fundamentais do movimento planetário, baseando-se em observações do planeta Marte - letra d).

Vamos aos dados/resoluções:  

O processo acaba sendo uma evolução e com o estudo não é diferente, Tycho Brahe precisou desenvolver o uso de telescópios para que Johannes Kepler pudesse criar leis que iriam fundamentar tanto Isaac Newton como três leis de Kepler.

Logo, as leis do movimento planetário (que também são conhecidas como lei das órbitas elípticas ou lei dos períodos) se baseavam no conglomerado de três leis que ficariam conhecidas por:

- 1º lei de Kepler: Onde afirma que a órbita dos planetas que giram em torno do Sol não é circular e sim elíptica.

- 2º lei de Kepler: Diz que a velocidade com que as áreas são varridas são iguais, logo a velocidade aureolar das órbitas são constante.  

- 3º lei de Kepler: Mostra a relação diretamente proporcional entre o período de revolução de uma planeta ao redor do Sol e o raio médio da órbita do planeta.  

Para saber mais sobre o assunto:  

https://brainly.com.br/tarefa/11174

Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Anexos:
Perguntas similares