*1.* Em que consistiram os Atos Institucionais durante o Regime Militar?
*2.* Quais as medidas tomadas na área econômica pelo então presidente Castelo Branco?
*3.* Cite três medidas do Ato Institucional N° 5.
*4.* Em que consistiu a Emenda Constitucional de 1969?
5.* Cite algumas das medidas repressivas realizadas por Médici no seu governo.
*6.* Quais os fatores que caracterizam o chamado "Milagre Econômico"?
*7.* Cite as causas internas que levaram ao fim do "Milagre Econômico". *
8.* Como seria o processo de abertura política defendido por Ernesto Geisel? *
9.* O que defendia a Lei Falcão de 1976 realizada durante o governo de Geisel?
*10.* O que foi a Lei da Anistia?
Respostas
Resposta: 1) Os atos institucionais eram decretos com poder de Constituição e foram utilizados pelos militares para darem legitimidade às violências e ilegalidades cometidas durante o período da Ditadura Militar. Ao todo, foram emitidos 17 atos institucionais, entre 1964 a 1969.
2)O marechal Humberto Castello Branco assumiu a presidência do Brasil logo após o Golpe de 1964 e foi, portanto, o primeiro “presidente” da Ditadura Militar.
3)O Ato Institucional nº 5 foi publicado no dia 13 de dezembro de 1968, assinado pelo presidente Costa e Silva e marcou a fase mais dura do período de ditadura militar no Brasil.
4)A Emenda de 1969 trazia ainda a manutenção do Ato Institucional número 5, que permitia ao presidente o fechamento do CongressoNacional, Assembléias Estatuais e Câmaras Municipais, além de suspender direitos políticos e cassar mandados efetivos; admissão da pena de morte para casos de subversão; a disposição de que
5)Ao adentrar a década de 1970, momento em que se iniciou o governo do general Médici, o regime militar brasileiro foi responsável pelo estabelecimento de um quadro de natureza contraditória no Brasil. Por um lado, o país vivenciou um período de grande desenvolvimento da economia brasileira. Durante todo esse período, o país experimentou níveis de crescimento que variavam entre sete e treze por cento ao ano. Vários recursos foram destinados à expansão da infraestrutura, a indústria se expandiu e novos postos de trabalho surgiram.
6)Milagre Econômico ou "milagre econômico brasileiro" corresponde ao crescimento econômico ocorrido no Brasil entre os anos de 1968 a 1973. Esse período foi caracterizado pela aceleração do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), industrialização e inflação baixa.
7)Milagre Econômico ou "milagre econômico brasileiro" corresponde ao crescimento econômico ocorrido no Brasil entre os anos de 1968 a 1973.
8)A abertura política foi o processo de liberalização do regime militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985. Esse processo teve início em 1974, durante os governos Geisel (1974-1979) e Figueiredo (1979-1985), terminando em 1988 com a promulgação da nova Constituição
9)Segundo o governo militar, a Lei teria como objetivo dar igualdade aos candidatos e partidos políticos no tempo de sua apresentação aos brasileiros, já que nem todos os partidos proviam do dinheiro necessário para conseguir, na televisão e no rádio, o mesmo tempo que os demais.
10)A Lei da Anistia, no Brasil, é a denominação popular dada à lei n° 6.683, sancionada pelo presidente João Batista Figueiredo em 28 de agosto de 1979, após uma ampla mobilização social, ainda durante a ditadura militar. Em sua redação original dada pelo Projeto de lei n° 14 de 1979-CN, dizia-se o seguinte: : “ Wikipédia