Respostas
COMO FAZER UMA REDAÇÃO PERFEITA EM 6 PASSOS
1. Leia o texto proposto com atenção
Um dos maiores erros cometidos ao escrever uma dissertação é o candidato fugir do tema, por não conhecer a fundo o assunto cobrado ou por se achar despreparado. Isso acaba reduzindo as suas chances de aprovação, uma vez que esse equívoco acaba custando 50% da nota.
Para passar bem longe disso, leia o tema proposto com atenção — e não se esqueça dos materiais de apoio que, geralmente, a prova disponibiliza. Por mais que você não possa copiar informações, dá para construir seus argumentos a partir de algum dado ou afirmação contidos neles.
2. Reflita e anote todas as ideias que tiver sobre o tema
Uma produção textual perfeita se origina de um bom planejamento. Isso significa que, para escrever uma boa redação, você precisa formar uma espécie de esqueleto do texto. Para isso, escolha uma abordagem para o tema, elenque os argumentos que utilizará para defender a sua tese e anote as ideias que tiver sobre o assunto.
Sendo assim, não se esqueça de:
- identificar o tema;
- identificar o tema;definir a tese a ser defendida;
- identificar o tema;definir a tese a ser defendida;traçar as bases de defesa, ou seja, a argumentação que sustentará a tese (utilize três argumentos);
- definir, entre os argumentos, uma ordem do mais forte para o menos impactante;
- definir, entre os argumentos, uma ordem do mais forte para o menos impactante;elaborar uma boa proposta de intervenção
Além de ajudar na construção do esqueleto, essa prática ainda contribui para que você não faça rasuras na folha de resposta. Esses erros, em geral, acontecem quando o candidato está distraído demais ou não sabe quais palavras usará em seguida.
3. Organize o texto em 3 blocos
Introdução
No primeiro parágrafo, você deve apresentar o tema e o recorte que fará do assunto. Nesse momento, é fundamental ser direto e conciso. A tese deve direcionar a leitura e expor o ponto de partida do seu raciocínio para o leitor.
Desenvolvimento
No desenvolvimento, você defenderá a tese exposta no primeiro bloco do texto. Para isso, apresentará 3 argumentos consistentes e que justifiquem sua tese. Essa parte é uma das mais importantes. Portanto, seja claro para que o leitor entenda sua perspectiva do assunto.
Nesse ponto da redação, é legal reservar um parágrafo para cada argumento — assim, o seu texto ficará organizado e você conseguirá abordar melhor o aspecto dos trechos.
Conclusão
Na conclusão, você deve retomar as ideias anunciadas na introdução, juntamente aos principais argumentos que confirmam o exposto pela tese, encerrando o debate em questão.
Contudo, é importante destacar que, além de retomar o texto e a argumentação, você também deverá criar uma proposta de intervenção para o problema proposto pela banca. Lembre-se de que, para ser eficiente, essa proposta deve surgir dos itens já levantados ao longo da redação.
Nos casos de sugerir uma solução, certifique-se de que ela seja viável e fuja dos clichês. A banca não vê com bons olhos frases prontas, como “as crianças são o futuro da nação” ou “a união faz a força”. Também não deve ser uma proposta utópica ou fora da realidade das pessoas.
4. Escreva a primeira versão da redação
Agora que você já planejou todo o conteúdo, é hora de organizar tudo o que você anotou em forma de texto. Para isso, siga a estrutura proposta no tópico anterior e vá alinhando as informações até que toda a redação seja coerente e coesa.
Como o tempo é curto, pode não ser possível escrever tudo no rascunho. Se esse for o caso, faça pelo menos um planejamento com os tópicos principais de cada bloco. Utilize palavras-chave para construir esses parágrafos e pense antes de inserir os termos.
5. Revise a redação
Escreva frases bem estruturadas
Quando o escritor repete a mesma estrutura de frase muitas vezes em um mesmo texto, o leitor fica entediado e, por vezes, acredita que a produção não passa credibilidade. Para se afastar disso, é fundamental utilizar sinônimos e trazer exemplos que expliquem o seu ponto de vista.
Além disso, também vale a pena mesclar frases diretas e indiretas. Entretanto, é preciso tomar cuidado durante esse processo — se a técnica não for bem utilizada, pode tornar a redação confusa.
Dê um basta nas repetições de palavras
Com bastante leitura e treino, você consegue perceber com mais facilidade quais termos foram usados em excesso no seu texto. Sendo assim, na hora de redigir sua redação, não se esqueça de evitar a repetição de palavras — prefira usar antônimos, sinônimos e procure outras formas de se expressar.
6. Passe o texto final a limpo
A última etapa de uma redação é passá-la a limpo. Tenha em mente que esse é o texto que vai ser corrigido pela banca do vestibular. Portanto, respeite o limite de linhas mínimas e máximas e não coloque informações fora da área de correção, certo?