Respostas
Resposta: 1) Letra A: 240V
2) Letra C: 83%
Explicação: A questão pede para que seja calculado a ddp nos terminais do receptor de Fcem. Para destrinchar essa questão precisamos primeiro entender oque é um receptor de fcem.
Fcem é uma sigla para força contraeletromotriz (E') , isso é ,basicamente a tensão que é utilizada por um receptor para funcionar.
(Receptores são elementos que recebem a energia elétrica e a transformam em outra modalidade de energia. Por exemplo: um chuveiro elétrico que transforma a eletricidade elétrica em calor. )
A questão nos dá os valores de Fcem E' = 200V, isso significa que o receptor precisa de 200V para realizar a sua devida função.
além disso a questão nos dá o valor da resistência interna do receptor que é igual a 10Ω.
e a corrente elétrica que o aparelho utiliza.
Por conta da famosa lei de ohm V=R.i , que diz, quando uma certa corrente i , passa por uma resistencia R, ocorre uma queda de tensão, sendo igual ao produto de R I.
podemos dizer que esse receptor precisa de mais de 200 Volts em seus terminais para realizar sua função pois a resistência interna do receptor, faz com que ocorra uma queda de tensão.
Logo para nós sabermos qual é a tensão que o receptor necessita em seus terminais para funcionar, nós precisamos saber qual a queda de tensão que ocorre na resistencia interna do aparelo
Vamos aos calculos:
Como foi dito anteriormente para calcularmos a queda de tensão utilizamos lei de ohm
V = R.i
R = 10Ω ( resistencia interna do receptor)
i = 4 A ( corrente elétrica)
V = 10 . 4
V = 40
logo sabemos que a queda de tensão é de 40 Volts, logo para o receptor ter seus 200 volts para realizar sua função a tensão que nós devemos ter em seus terminais é de 240 Volts, pois a resistencia interna vai diminuir 40 volts e o receptor terá os seus 200V para realizar sua função.
Agora respondendo a questão 2
nessa questão é pedido seu rendimento.
o receptor utiliza 200 Volts para funcionar, porém como temos uma queda de tensão de 40V esse receptor vai precisar de 240 Volts e 4 A para realizar sua função.
logo para nós termos uma noção de quantos % de perda essa resistencia interna do receptor está gastando precisamos calcular a potencia que o receptor está utilizando e a potencia que o receptor idealmente necessitaria para funcionar
bom vamos lá
no receptor real precisamos de 240V e 4A
já no receptor ideal (sem a resistencia interna) precisaríamos de 200V e 4A
utilizando a formula de potencia P = V.I
Receptor real .
P(real) = V.I
P(real)= 240V . 4A
P(real) = 960W
Receptor ideal
P(ideal) = V . I
P(ideal) = 200 . 4
P(ideal) = 800 W
oque esses calculos querem dizer é, O receptor idealmente só gastaria 800W para funciona, mas por conta da sua resistencia interna ele gasta 960W
logo a potencia perdida e de 160W
para sabermos quantos porcento estamos perdendo vamos fazer uma regra de 3 simples
960 - 100
160 - x
16000/960 = 16,666
como o aparelho está perdendo 16,66% logo ele está com 83,77 de eficiencia logo a letra C