• Matéria: História
  • Autor: iasmimoraes3
  • Perguntado 3 anos atrás

9. Hoje sabemos que o evolucionismo social e o darwinismo social não possuem nenhum embasamento ou legitimidade científica, mas no contexto histórico do século XIX foram ativamente utilizados para legitimar o imperialismo, ou seja, a submissão, o domínio e a exploração de continentes inteiros. Quais eram as principais justificativas das ideias imperialistas e neocolonialistas a partir evolucionismo social e o darwinismo social?


♡︎​

Respostas

respondido por: carloedu77
13

Darwinismo Social, termo usado na sociologia no século XIX (no positivismo por August Comte) que tentava explicar a evolução da sociedade humana se baseando na teoria da evolução proposta por Charles Darwin. Uma seleção natural aplicada de forma social. Essa teoria foi usada para →justificar← o imperialismo na África e exploração de outros povos, a partir do pensamento de que os europeus eram um povo superior e possuíam uma sociedade mais desenvolvida, e portanto estariam levando a civilização aos outros povos.

Puis "→←" na palavra-chave porque não sei como põe em negrito no navegador

respondido por: EduardoPLopes
18

As principais "justificativas" das ideias imperialistas e neocolonialistas eram aquelas ligadas com a ideia de "superioridade racial" e com o "dever civilizatório".

A "superioridade racial" era a ideia de que as diferenças econômicas, políticas, técnicas e culturais percebidas entre os europeus e os povos não-europeus se deviam a uma "superioridade biológica" dos europeus, que seriam vistos como "animais superiores".

Isto associado com o "dever civilizatório" servia para "autorizar" os europeus a ocupar os territórios e explorar os recursos, tanto naturais e humanos, daquelas regiões com a justificativa de que iriam "civilizar" aquelas pessoas.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/31414231

Anexos:
Perguntas similares