• Matéria: História
  • Autor: na4kellenteleticiab
  • Perguntado 9 anos atrás

3. (Vestibular Unesp – 2010) A propósito da expansão marítimo-comercial europeia dos séculos XV e XVI pode-se afirmar que: a) a igreja católica foi contrária à expansão e não participou da colonização das novas terras. b) os altos custos das navegações empobreceram a burguesia mercantil dos países ibéricos. c) a centralização política fortaleceu-se com o descobrimento das novas terras. d) os europeus pretendiam absorver os princípios religiosos dos povos americanos. e) os descobrimentos intensificaram o comércio das especiarias no mar Mediterrâneo.

Respostas

respondido por: emilykasse
26
A resposta é a letra C
respondido por: pinguimestudante
5

Resposta:

A) Falsa:

Assim como os países europeus, a Igreja também estava em busca pela descoberta por novas rotas para obter especiarias, matérias primas e metais preciosos. Por isso foram eles que financiaram grande parte das viagens. Até mesmo porque, com o crescimento do comércio, a população teria maiores condições de pagar seus impostos.

B) Falsa:

As navegações e os descobrimentos marítimos iniciaram no século XV e os principais desbravadores foram os portugueses e os espanhóis que marcaram o renascimento do comércio na Europa. A partir daí, o modelo econômico conhecido como capitalismo começou a criar raízes, já que a burguesia estava em busca de crescimento econômico e financeiro.

C) Verdadeira.

As metrópoles centralizaram o poder ao dominarem as novas terras, designadas de colônias.

D) Falsa:

Os colonizadores eram altamente preconceituosos. Desse modo, o eurocentrismo (ideologia de que a cultura europeia é superior) prevaleceu nesse período.

E) Falsa:

As grandes navegações surgiram justamente para ser uma alternativa diferente da rota pelo mediterrâneo em busca de especiarias. Logo, foram intensificadas as novas rotas e não a do mediterrâneo.

Perguntas similares