As proteínas começam a ser sintetizada por ribossomos associado ao RNAm que se encontram livres no citoplasma, uma vez que a célula eucariótica é composta por muitas estruturas, organelas e compartimentos, e cada um com funções específicas que requerem proteínas e enzimas distintas, faz-se necessário o endereçamento destas proteínas. Sendo que, nesta célula, o retículo endoplasmático rugoso (RER) e o complexo de Golgi (CG) são os responsáveis pelo endereçamento das proteínas. Atualmente, esse complexo processo começa a ser melhor compreendido, e até mesmo, está sendo utilizado no desenvolvimento de novas vacinas e medicamentos, tais como a vacina de RNAm contra COVID-19. Sabendo da importância da síntese de proteínas para as células. KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. Avalie as alternativas a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I. Quando uma proteína que está sendo sintetizada pelo ribossomo no citoplasma, possui o peptídeo sinal, este é reconhecido pela PRS (ribonucleoproteína – partícula reconhecedora do sinal) e ocorre uma parada na síntese proteica até o momento em que a PRS se ligue ao seu receptor na membrana do RER. II. No lúmen do CG existem proteínas da família chaperonas denominadas Bip (Binding proteins), as quais atuam no enovelamento das proteínas. III. No lúmen do RER é realizado o controle de qualidade das proteínas, pelo qual avalia se as proteínas alcançaram ou não sua conformação nativa. IV. As proteínas sintetizadas no RER são enviadas para o CG, por meio de vesículas transportadoras que chegam na porção trans do CG. E do CG as vesículas contendo as proteínas partem pela porção cis para a membrana plasmática. V. As proteínas podem ser secretadas por 2 vias distintas, sendo que a albumina é secretada pela via de secreção constitutiva, já a insulina é secretada pela via de secreção regulada. As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Respostas
Resposta:
A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução.
O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.
Explicação:
Resposta:
5 v,f,v,f,v
Explicação:
II- falsa No lúmen do CG existem proteínas da família chaperonas denominadas Bip (Binding proteins), as quais atuam no enovelamento das proteínas.
Enovelamento no RER: no lúmen do RER
existem proteínas da família chaperonas denominadas
Bip (binding proteins), que auxiliam o
dobramento correto das cadeias polipeptídicas.
Quando, apesar da ação das chaperonas, as proteínas
não alcançam sua conformação nativa, elas
podem ser degradadas por proteases no lúmen
do RE ou, então, enviadas ao citoplasma, onde
sofrem ubiquitinação (um polipeptídeo) e são
reconhecidas por um complexo proteolítico, o
proteossoma, que as degrada.
V- verdadeira
a via de secreção
constitutiva, onde as substâncias são secretadas de maneira contínua
e não regulada. Um exemplo desse tipo de secreção é a da albumina,
realizada por hepatócitos. O segundo caminho é o da via de secreção
regulada, onde os produtos celulares deixam o CG e permanecem
retidos em vesículas de secreção até que um sinal específico estimule
sua liberação. Como exemplo de secreção regulada está a secreção de
hormônios, neurotransmissores e enzimas digestivas.
A secreção regulada representa um importante mecanismo utilizado
pela célula para controlar rapidamente a expressão de várias
proteínas, o que permite que não somente a célula, mas o organismo
como um todo se adapte frente a diferentes condições fisiológicas.
Um exemplo é dado pela secreção de insulina pelas células beta do
pâncreas.