O Brasil entrou na história da civilização ocidental com as grandes navegações e o proO desenvolvimento das práticas mercantis ganha força a partir do Século XI, não que inexistisse antes disso. A economia de trocas começa a envolver muitas pessoas e processa gradualmente a valorização da vida urbana. Desta forma, o ser humano no mundo passa a ganhar valor. Mais que isso, o mundo medieval desfaz-se aos poucos da concepção de um determinismo religioso. A figura do sofrimento terreno como um pré-requisito para se chegar a Deus perde força. Agora, se processa formação de um pensamento humanista. O ser humano no mundo pode ser determinante. Deus pode intervir, mas não pode impedir as consequências das escolhas humanas. Podemos especular o mundo e isto é visto como um ato digno do bom uso da razão. Nasce o pensamento escolástico em que São Tomás de Aquino foi sua maior expressão.
Nesse sentido, sobre o que caracteriza o aspecto humanista no pensamento escolástico, analise as afirmativas.
I. O pensamento de São Tomás de Aquino condenava o homem ao segundo plano diante do Universo. Deus era o determinante, e o homem apenas um inconsequente. Logo existir no mundo era uma passagem sem significado para a humanidade.
II. O ser humano é dotado da capacidade de refletir, julgar e agir. Logo ele pode fazer suas escolhas e assumir o risco de ir pela sua consciência. Este poder é fundamental para conduzir o homem, seja para o bem ou para o mal. Logo, o humanismo valoriza a ação humana.
III. A interpretação do “livre arbítrio” e sua valorização é uma expressão do humanismo. Aquele que conhece e que com sua consciência decide, busca o melhor caminho. Para o pensamento tomista, aquele que escolhe o caminho de Deus por entender sua vontade será salvo.
IV. Logo a salvação deixa de ser uma escolha exclusiva de Deus e passa a ser o resultado da conduta humana. Daquele que é conduzido por sua consciência para fazer o bem.
É correto o que se afirma em:cesso de colonização portuguesa na América. A instalação de uma colônia voltada a produção de excedentes para atender o mercado mundial e ao mesmo tempo ser ponto de utilização de mão de obra compulsória (escrava) deu sentido a ocupação das terras que viriam formar o povo brasieliro.
A educação não tinha nos tempos de colonização o mesmo sentido que hoje esperamos das instituições de ensino. O sentido da educação para todos não norteava as ações do estado monárquico português. O interesse na instrução estava voltado a formação de um governante, um líder virtuoso e alguém dedicado, por ser elitizado, formado para se elevar diante dos demais. A educação segregada era uma prática comum e esperada.
As ordens religiosas foram as responsáveis por organizar a educação na colônia portuguesa. Estabelecer unidades educacionais com finalidades distintas. Desta forma, assinale a alternativa correta sobre a formação educacional jesuíta e sua finalidade.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
II, III e IV são verdadeiras
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás